Fallout
97 értékelés
Fallout: A Post Nuclear RPG — Guia Inicial Definitivo
Készítő: Kyle Hyde
Um guia introdutório completíssimo para aqueles com o interesse em desbravar os primórdios da franquia sem sofrimento.

Boa leitura!
2
   
Díjazás
Kedvenc
Kedvenc
Törlés
Introdução
E aí meu querido, tranquilo?

Quem conheceu a franquia pelos seus jogos mais contemporâneos, sofre quando retoma às raízes e se vê perdido em um mundo isométrico abarrotado de informações para todos os cantos da tela. Basta jogar um pouquinho pra perceber que a coisa só piora quando você coloca o pé pra fora da Vault: até um ratinho vira um inimigo difícil. Normal.

Para que você não passe o sufoco que eu mesmo passei, através deste guia, vou te mostrar o que você precisa saber pra conseguir se virar sozinho nesse novo-velho-mundo, sem precisar gastar horas tentando aprender as mecânicas pouco explicadas do sistema. Assim, você já pode cair direto pra jogatina.

Vamos lá?
Criação de Personagem
Aqui é onde tudo começa. Se você começou pelos jogos mais recentes da franquia, você vai notar essa imensa diferença entre o menu de criação de personagem, mas não se desespere, ambos são fáceis de compreender. Vamos lá:



Atributos

Já é justo dizer de inicio que, além de Carisma, não deixe nenhum SPECIAL abaixo de 4

  • Força: Vai determinar o quanto de peso você vai carregar, seu HP, dano melee, e qual arma você vai poder usar ou não. Só deixe sua Força acima de 6 caso você for fazer um personagem focado em Melee, se não, 5 ou 6 é o bastante.

  • Percepção: Vai determinar o seu alcance e campo de visão, sua sequência em combate e outros. Eu diria que 6 é o minimo de pontos a se investir nesse SPECIAL, e 7 será totalmente viável, visto que com o Implant que será obtido mais pra frente, você ficará com 8 pontos no total, podendo obter a habilidade ''Sniper'' no level 18, que é uma das melhores skills do jogo.

  • Resistência: O nome já diz por si só. Deixe entre 4 ~ 7.

  • Carisma: Pode não parecer, mas é o SPECIAL mais irrelevante da franquia. Vai determinar sua interação e preços. O que salva é o fato que ela determina o limite do seu grupo: 1 companheiro a cada 2 de Carisma. No Fallout 1 não é tão viável deixar no mínimo 4 quanto no Fallout 2. É bom lembrar que se você upar Speech e Barter, não fará diferença alguma. Deixe sua Carisma com apenas 1 ponto, ou caso queira ter pelo menos 2 companheiros, sem contar com o Dogmeat, deixe com 4 pontos.

  • Inteligência: Determina quantos pontos você receberá ao upar, além de influênciar diálogos e todas as suas skills no geral. Deixe entre 6 ~ 8

  • Agilidade: Agora sim estamos falando do melhor SPECIAL do jogo todo. A agilidade vai determinar quantas ações você poderá fazer em combate, podendo ser ataque e movimentação, além de determinar o dano de suas armas, com excessão de melee. Deixe sua Agilidade em 9. Muitos recomendam 10 de cara, porém com o Implant que você vai pegar mais pra frente, acaba sendo melhor economizar este único ponto.

  • Sorte: E por fim, temos um dos atributos mais úteis. Essa SPECIAL que vai determinar o ''dado virtual do jogo'', além de também determinar seus críticos e apostas. Além de que, para achar uma das melhores armas do jogo, é preciso ter no mínimo 6 de sorte. Deixe entre 8 ~ 10

Traits

Dentre todos as Traits (características), as únicas viáveis são: Small Frame, Finesse, Gifted e talvez Bloody Mess. Entra essas é obrigação sua escolher Gifted, que vai te dar +1 em cada atributo. Como segunda trait eu altamente recomendaria Small Frame, visto que +1 de Agilidade vai salvar sua vida te garantindo também, um ponto pra distribuir em qualquer outro atributo. Finesse começa a perder efetividade conforme você avança pelo jogo, sendo mais útil pelo começo, logo não sendo tão viável como os dois já citados.

Habilidades

Dentre todas as Skills, as mais recomendadas a se escolher para ser sua TAG skills (que ao upar, vai gastar 1 ponto por 2% na habilidade escolhida) seriam: Lockpick, Speech e Small Guns. Conforme o jogo progride, você pode escolher upar skills como Big Guns e Enery Weapons. Não recomendo você gastar seus pontos em Science, Repair e First Aid visto que você pode comprar infinitos skill books (livros de habilidade) que uparão essas habilidades no Hub. (Explicarei isso melhor daqui a pouco)

Barter, Melee, Unarmed são opcionais. O resto você pode simplesmente deixar de lado.

Build Recomendada:

Essa é uma build que desenvolvi que é extremante versátil e bem distribuída, lhe permitindo usar diferentes tipos de armas. Small Guns, Energy Weapons e Big Guns poderão ser seu principal foco com ela, e dependendo, Melee e Unarmed podem ser eficazes, porém se for focar nas mesmas, invista mais em Força.


Iniciando o Jogo
Clique em INV abaixo do Botão Vermelho (que serve para trocar entre qual arma você usar. Obs: O botão B no teu teclado tem a mesma função) e então vai abrir seu inventário. Arraste sua 10mm pistol pro quadrado ITEM 1 e clique em Done. Agora você já está armado. O botão direito do mouse serve pra trocar os cursores, que são 3: O ponteiro, que serve pra interagir, inspecionar, ‘’lootear’’; A bolinha com ponto, que é o de combate pra atacar geral; e o que serve pra movimentar seu personagem. Pra entrar em modo combate, só clique na sua arma.



  • Vá nas configurações, e na ala ‘’Preferências’’ selecione: Running = Always (Correr – Sempre) [Desative essa opção caso você queira usar o Sneak, ou só segure SHIFT e clique onde quer ir!]

  • No canto tem 2 botões, TURN que pula o seu turno (use após fazer sua ação) e CMBT que finaliza um combate quando possível. O botão vermelho acima desses dois serve pra usar suas habilidades quando preciso, por exemplo: Clique em Lockpick e depois clique na onde você quer usar essa habilidade, ou seja, use no lugar que você quer abrir nesse caso. Pra usar teus itens no inventário clique com o botão direito e vai aparecer várias opções. A primeira ‘’mão’’ serve pra você usar o item, o Binóculos pra analisar o item, e o resto você descobre.

  • Como matar todos os ratinhos imundos da caverna tranquilamente:
    Muita gente sofre muito nesse parte e tem o psicológico abalado por estrar sofrendo com simples ratinhos logo no começo do jogo, e eu entendo bem isso. O esquema é: Não gaste munição da sua pistola, guarde para quando sair mundo à fora. Para acabar fácil com os ratinhos, é só você andar com sua faquinha de passar manteiga na mão e se aproximar lentamente, para que ELES iniciem combate e se aproximem de você, e assim, você terá 2 turnos para ataca-los, e se você seguiu minha dica e colocou sua Agilidade no 9 - 10, você poderá atacar os coitados 6 vezes seguidas. Caso tenha mais ratinhos nas proximidades e você já estiver em combate com um, não se afobe. Mate o fedido e quando acabar, já não avance contra os outros. Clique no botao CMBT e termine a luta, e então repita o próximo à cima de se aproximar lentamente. Chupetinha!

    • Ao sair da caverna, vá para fora da ''área verde'' que envolve sua Vault e volte lá de novo que vai ter uma mini-quest no segundo andar pra você ganhar um XP fácil (É um teste de speech, então sugiro você salvar antes). No 4º andar, pegue alguns cantis de água pra evitar sua desidratação durante suas viagens. (Mas pegue pouco, sua vault tá numa seca campeão. Pegue no máximo 10)


    • Após feito tudo isso, siga para o Leste, pra trombar de vez com Shady Sands. Chegando ali, interaja com a moça da esquerda pra ganhar um XP grátis. Nesse local você acha seu primeiro companion (Ian) e é bom você fuçar em todos os armários (menos o da casa do doutor ao sul do mapa) pra você encontrar um Skill Book e uma Corda que você vai usar daqui a pouco (caso vc n ache a corda, compre ela com o guardinha da entrada, Seth.
Dicas Lendárias
  • Clicar com o botão direito em cima da caixa da sua arma faz com que você mude a forma de tiro dela, podendo alterar entre: Tiro único comum, Targeted Shot que é o VATS (que vai ser específicado com um alvo próximo da sua arma) e dependendo, o Burst. Caso você não tenha a trait Fast Shot, é extremamente recomendado que você use constantemente o VATS e mire principalmente no olho do inimigo quando possível, que a chance de crítico e o dano em si vão ser maiores.

  • Sempre que você ver uma estante de livros, não hesite em clicar na mesma e ver o que tem nela, visto que não é díficil você acabar encontrando algum Skill Book (livro que aumenta uma de suas habilidades permanentemente) e até algumas bottlecaps ou armas.

  • Durante batalha, dependendo, acaba sendo muito mais viável você esperar o inimigo se aproximar para efetuar um ataque. E claro, caso você perceba que uma batalha seja muito acima do seu nível, ou seja, arriscadíssima, não exite em correr pra fora do mapa. (Faça isso pra poupar munição contra inimigos low level futuramente)

  • No segundo andar da Vault 15, no primeiro banheiro (o primeiro da esquerda pra direita), você vai encontrar no canto, próxima à privada (é bem tenso de ver) um Hunting Rifle, que vai ser seu mais novo waifu durante todo o inicio do jogo, visto que ela é extremamente forte e tem um alcance maravilhoso; permitindo assim, que ao sair da Vault, você vá direto matar os radscorpions fácil fácil pra galera de Shady Sands.



  • O Barter (processo de compra / troca com algum NPC) é simples, só arraste um item do seu inventário pro meio da tela, e aí o jogo vai mostrar quanto o mesmo vale, e ai você puxa o do NPC pro centro, pra então comparar os preços, vendo se a troca é justa ou não. Quando você for selecionar uma quantia de Bottlecaps (tampinhas) numa troca, pelo amor de Deus, não vá colocando de 1 em 1 com a setinha igual o jumento aqui fazia, só digite no seu teclado de vez quantas você quer colocar. (De 1 a 999)

  • Em Fallout 1 você vai precisará carregar muita coisa, e nem sempre vai ser possível, e graças a isso, ter companion é quase obrigatório. Pra dar alguma coisa pro seu companion (para futuramente pegar de volta) apenas clique naquele botão vermelho de habilidades e use Steal (Roubar) no mesmo e ai só transferir os itens. (Você não vai estar realmente roubando relaxa, e não, seu camarada não vai reagir. Tudo numa boa)

  • Nesse jogo não se tem uma safehouse pra colocar suas coisas, então você pode jogar seus itens em qualquer lugar (baús, armários, etc) que eles vão ficar lá pra sempre. Por isso, coloque eles num lugar seguro e fácil de chegar. Eu normalmente deixo no 4º andar da Vault 13, num dos armários de lá.

  • Ao chegar no Hub, siga para o sul até chegar nos Water Merchants. Com eles, você ganhará informação sobre o Water Chip que você procura e o mais interessante é que você pode comprar por 2000 caps um abastecimento de água para sua vault que durará 100 dias, delongando o prazo limite, permitindo que você possa explorar mais do jogo! Porém cuidado pra não extrapolar mais de 200 dias porque dai irá engatilhar alguns finais ruins querendo ou não.

  • Mano, se alguém te falar / sugerir não fazer algo, NÃO faça. (Pode fazer, mas já garanto que pode e vai dar coisa errada) Ações nesse jogo tem um peso absurdo comparado aos outros da franquia, tome cuidado com o que você fala e faz. Um simples comentário mais humorístico pode te expulsar de um local permanentemente. ‘’Seje respeitoso’’

  • Ainda no Hub, você pode encontrar Irwin na ''downtown'', próximo do Bob's Iguana Bits, nos escombros de uma casa. Ao interagir com ele, você descobre que a fazenda do mesmo foi roubada por Raiders que ainda estão lá, logo ele não pode voltar no local, e caso você seja no mínimo level 5, você pode ajudar ele, ganhando junto do loot e xp da missão, uma .223 Pistol (que é uma small gun extramemente forte que vai te ajudar por literalmente, o jogo todo).

  • Nunca dê save dentro de um local de entrada única que seu companion ou algum NPC possam bloquear o caminho não intencionalmente, te deixando preso lá pra sempre. Um desses lugares seria o Gun Runners.

  • Nunca dê armas OP para seus companions visto que eles sempre conseguem mandar bala em você sem querer, além de ser um desperdício de munição (caso eles gastem a mesma). Dê pra eles uma arma boa, e que a munição seja de fácil acesso. (Eu por exemplo, sempre dou ao Ian uma Desert Eagle, que tem dano bom e munição fácil); Os companions raramente gastarão a munição que você dará a eles, porém sempre deixe uma boa quantia como garantia no inventário deles.

  • Em Downtown, na Hub, tem uma livraria na onde você pode comprar infinitos livros de skill contanto que você tenha a grana. Com os mesmos, você pode deixar uma skill em 80% (exemplo) de forma fácil e MUITO mais rápida do que seria caso você ganhasse os pontos por level up.



  • Em Junktown você tromba com o nosso amado Dogmeat (nosso fiel companheiro canino da franquia) e pra ele se juntar a você, dê a ele uma Iguana-on-Stick pra ele, ou esteja usando uma Jaqueta de Couro (tremenda referência a Mad Max). Ele é extremamente útil em combate, porém conforme você avança, vai ser tenso manter o amiguinho vivo, então já prepara o coração)

  • Na Brotherhood of Steel (descubra como chegar na mesma na próxima sessão do guia), no segundo andar, tem uma doutora (Vree) que vai ser sua única fonte de curar por completo a terrível radiação; então se você sobreviveu ao primeiro teste pra se juntar a BoS, você sabe que você provávelmente vai estar lotado de radição, mas pelo menos, você já sabe pra onde correr. Nessa mesma doutora, você pode fazer Cirurgia que aumenta +1 no atributo que você escolher: (Força, Percepção, Resistência, Inteligência e Agilidade [Escolha agilidade de primeira])

    Você vai precisar de 20.000 tampas caso queira colocar todos, então se prepare. (O preço individual vai variar em cada atributo)

  • Não enrole muito! O jogo tem um sistema de tempo, e caso você enrole muitos dias, a galera malvada vai progredir e aí você vai ter um final ruim querendo ou não. O jogo tem um limite de + de 10 anos (aí ele acaba) porém eu recomendo você finalizar em até 200 dias pra evitar finais cagados.
Brotherhood of Steel - Power Armor
Enfim chegamos na BoS, a facção mais poderosa deste jogo. Para evitar um texto longo e pra permitir que você descubra sobre a mesma por si só, eu já vou direto ao ponto:



Chegando na Brotherhood:

Encontrar o bunker da Irmandade é ''mamão papaya'', só siga ao Noroeste de Junktown que é sucesso. Chegando lá, você vai encontrar dois individuos protegendo a entrada. Fale com o BoS Initiate e então, aceite fazer a missão que ele propor (já adianto que você vai precisar de bastante Rad-X e RadAway) para que quando você completar a mesma, você se junte à facção.



Obtendo sua Power Armor:

A Power Armor vai ser sua melhor amiga durante este jogo. Além de te garantir uma defesa absurda, fazendo com que você raramente leve danos consideráveis, ela vai te dar +30 de resistência a radiação e +3 pontos de Força permitindo que você carregue mais coisas além de também permitir o uso das Big Guns. Para obter a mesma você deverá seguir essas etapas:

  • Após se juntar a Brotherhood of Steel, vá na Old town (uma das áreas do The Hub) e logo que você entrar ai, vai ter uma casa abaixo com uns bandidos que vão te atacar de cara. Derrote eles, e com Lockpick, destranque a porta e fale com o rapaz que está preso para descobrir que ele era também um Initiate da BoS.


  • Ele vai te agradecer, e após libertar o mesmo, volte para a base da BoS e fale com Talus, e dentre as opções de recompensas que ele oferecer, escolha a sua querida Power Armor.

Obs. É justo citar que na Boneyard, você pode fazer uma missão para o Miles para que ele reforçe sua Power Armor, deixando a mesma impecável.

Parabéns, agora você já é um camarada experiente!
Depois desse breve guia (ou quase isso), eu garanto que você já absorveu diversas informações que vão ser de grande ajuda durante a sua aventura!
Lembre-se de não jogar com pressa, visto que aproveitar tudo que lhe aparecer no caminho é mais que essencial e divertido!

Ahh, é justo lembrar que você é muito mais do que bem-vindo à nossa mais que humilde e carismática comunidade de Fallout no Facebook: Fallout Brasil[www.facebook.com]

Quaisquer dicas, críticas ou complementos, serão imensamente bem-vindos. Bom proveito!
16 megjegyzés
Barao 2022. aug. 3., 13:52 
eu vo te dar um beijo se vc fizer um de fallout 2
Chaoling ۩†ŁЄŋđ†۩ 2020. máj. 13., 12:45 
Cara precisa melhorar isso na parte dos benefícios ,ali só é teoria e não como o jogo funciona, pq por Bug do jogo original os bonus da maioria não funcionam,com patchs melhora mas ainda sim tem coisa ali que por ponto é só disperdicio pq não muda nada ,pois não tem uma programação pra isso na base do jogo por causa da correiria pra finalizar.:lunar2019scowlingpig:
Volitio 2018. jan. 8., 4:50 
Comprar água com caravana dá final cagado também (você não mencionou essa possibilidade)? Ou por cagado você quis dizer acabar a água da vault?
Volitio 2018. jan. 8., 4:47 
olha eu aqui de novo
porra de jogo bugado fodeu meus saves KKKKKKKK nossa man q odio n tinha instalado o fixt pq internet aqui é um lixo e ja tinha começado o save
Volitio 2017. dec. 28., 5:33 
"Fale com o BoS Initiate" eu ae
Volitio 2017. dec. 12., 8:44 
Reflitãm
Barao 2017. dec. 6., 9:25 
:3
Kyle Hyde  [készítő] 2017. dec. 5., 12:41 
Muito obrigado por ressaltar esse informação L4C5M9! Farei questão de adicionar ao guia!
E também, muito obrigado pelas palavras de carinho de todos. Te amo na boca
l4c5m9 2017. nov. 20., 15:19 
Pra usar o SNEAK com o modo de correr ativado é só segurar SHIFT e clicar onde quer ir!
lisso 2017. aug. 14., 4:06 
Isso sim é guia bem feito
(+_+)