Volmer
George Volmer   Teresina, Piaui, Brazil
 
 
Real darkness has love for a face.
The first death is in the heart.
Currently In-Game
FINAL FANTASY XIV Online
Featured Artwork Showcase
Eu, a Geórgia, a Madeline e o Theo. <3 // @parentege
106 7 5
INFO
Discord: Volmer#0210
Twitch: GVolmer [www.twitch.tv]
FFXIV: George Volmer [eu.finalfantasyxiv.com]
BattleNet: Volmer#0210
Jogos Favoritos [www.backloggd.com]
Jogos Finalizados em 2021 [www.backloggd.com]
Favorite Game
Review Showcase
1,915 Hours played
Como Final Fantasy XIV salvou meu ano de 2020.

2020 foi um ano muito complicado, convenhamos. Um ano em que mais cedo ou mais tarde, o medo, a depressão, a ansiedade, a insegurança e demais estados psicológicos afetariam muitos, fora todas as perdas, demais problemas no caminho e um idiota na presidência. Nunca fui uma pessoa ansiosa e me considero bem tranquilo nesse sentido, mas dessa vez nem eu escapei.

Em junho de 2020, já cansado de estudar e mesmo tendo esgotado toda a minha backlog de jogos/livros etc, já não tinha nenhuma perspectiva do que fazer, eram dias em que eu apenas existia, sem nenhuma perspectiva de futuro ou muito menos sem saber o que fazer no presente. Como amante da franquia, lembrei do MMORPG e resolvi dar uma chance a partir da versão de teste. E olha, de longe foi a decisão mais acertada que fiz nesse ano.

Final Fantasy XIV é um jogo que vai muito além de um MMORPG baseado em uma série famosa. Ele faz jus ao título numerado e de fato, cultiva o padrão altíssimo criado pela Square. Tendo jogado praticamente todos os MMORPGs da atualidade e muito deles sendo mais do mesmo, afirmo sem hesitação: Não há nada igual no mercado.

Mas nem sempre foi assim. Na sua versão 1.0 em 2010, utilizando da mesma engine do FF13 sem grandes adaptações, o jogo saiu todo quebrado: Muitos bugs, sistemas que não funcionavam, questlines ridículas, interfaces confusas etc. No geral é uma história longa, mas resumindo: Após mudanças de nomes e posições no escritório, o suporte do jogo para sua versão atual da época continuava para manter a galera jogando enquanto a equipe desenvolvia o FFXIV 2.0, o chamado A Realm Reborn, um verdadeiro revamp canônico no jogo, polindo e corrigindo tudo a partir do feedback da comunidade. A partir daí, o jogo só melhorou nas suas aventuras seguintes, atingindo o ápice até então na última expansão Shadowbringers. Realmente foi e é um trabalho inspirador e digno de aplausos da equipe comandada por Naoki Yoshida, é um dos poucos casos em que você vê que há um carinho ali embutido no suporte ao jogo.

O jogo se passa no mundo de Eorzea, em que nós jogadores somos enviados anos para o futuro após uma catástrofe (lembra do revamp da história que falei? então). Assim, literalmente recomeçamos nossa história nessa nova Eorzea, a fim de entender mais o que aconteceu e reconstruir nossa jornada como aventureiros. Não demora muito para você conhecer novas histórias, encontrar com novos e antigos personagens, e compreender que a história é tão profunda e densa como qualquer outro Final Fantasy, abordando diversos temas, e que só melhora conforme avança.

Não poderia ser uma grande história sem grandes aliados, para isso o jogo dispõe e mantêm a comunidade mais acolhedora já vista, sendo reconhecida e ganhando até prêmios por isso. Videogames são máquinas de empatia, e por ser um jogo online, passamos horas interagindo com um mundo virtual como outra pessoa e com diversos jogadores de todo o mundo. Eu gostaria que mais pessoas percebessem o quanto isso é importante. No meu total de horas, conto em uma única mão quantos casos de toxicidade presenciei. Acredito que isso se deve a muitos fatores como o nicho que Final Fantasy ainda é, de certa forma, no ocidente; a própria forma como a comunidade da série foi construída e que por existir o sistema de mensalidade, consequentemente quem joga é uma galera mais adulta que pode se manter pagando. Nunca me senti tão acolhido e rodeado de pessoas incríveis mesmo em uma época de distanciamento e isolamento social.

Outro fator de destaque são as classes e o combate. O jogo conta atualmente com 20 classes, cada um com uma gama de habilidades e comportamentos diferentes em luta, sendo possível usufruir de todas em um único personagem e trocar a qualquer momento. Além disso, se destaca também a enorme polidez de seus sistemas, literalmente TUDO é extremamente bem planejado para que nada fique deslocado ou defasado rapidamente de forma que mesmo havendo um grande número deles, todos se conectam e funcionam perfeitamente se mantendo de fácil compreensão até mesmo para quem está começando e se revelando cada vez mais complexos na medida que o jogador vai se familiarizando com todos eles.

Como nem tudo são rosas, eu entendo que a mensalidade para nós brasileiros é uma grande barreira que impedem muitos de jogar. Além de comprar o jogo e expansões, é necessário pagar uma mensalidade de 29 reais para se manter jogando. Mas sinceramente, entendendo o ponto de vista desse valor ajudar a manter o jogo em evolução constante, manter uma boa comunidade e de que o jogo é totalmente livre de pay-to-win, é um preço a se considerar e, bem, eu não estou nem um pouco arrependido. Temos também a questão do ping, já que o jogo não possui servidor BR/SA, normalmente nós brasileiros jogamos com ping variando de 130~200 (com o NoPing e afins você consegue alcançar 80~120 ou até menos), entretanto é um ping que não atrapalha e que dá pra fazer os conteúdos mais difíceis tranquilamente na maior parte do tempo.

Se você se interessou pelo jogo, na Steam procure pela versão de teste (trial). É possível jogar até o nível 60, jogar o A Realm Reborn (jogo base) e o Heavensward (primeira expansão) completos, sem limite de tempo e gratuitamente. Com certeza vale o teste, e se você é como eu, não vai demorar muito para se apaixonar.

Dito tudo isso, obrigado se você leu até aqui. A comunidade e equipe responsável tem um apreço enorme por Final Fantasy XIV, e é um projeto que cada vez fica mais grandioso. Pra mim ele ganhou um carinho especial, já que foi o jogo que conseguiu tirar de um dos limbos da minha vida e me apresentou um MMO verdadeiramente maravilhoso, de longe o melhor que já existiu.
Screenshot Showcase
FINAL FANTASY XIV Online
6 1

Recent Activity

1,915 hrs on record
Currently In-Game
3.5 hrs on record
last played on Dec 3
3.6 hrs on record
last played on Dec 2
Parente Nov 22 @ 11:49am 
Te amo moço do perfil bonito
Parente Oct 29 @ 8:18am 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣀⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⢾
⠀⠀⠀⠀⠀⡐⢕⠊⠀⠀⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⡴⠋⠀⢳
⠀⠀⠀⠀⢰⢕⡇⠀⢀⡞⠙⢆⠀⠀⢀⣀⣀⣠⠶⠛⠉⠀⠀⠀⠙⢦
⠀⠀⠀⠀⢸⢕⡇⠀⣸⠀⠀⠀⠉⠒⠚⢄⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢳
⠀⠀⠀⠀⢸⢕⠗⠉⠏⠀⢀⡀⠀⠀⠀⠀⢹⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠔⠁⠀⢀⠃
⠀⠀⠀⠀⠸⠁⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠁⠤⣆⠪⠸⠀⠒⠂⠜⠒⠀⠀⣠⠞⢷
⠀⠀⠀⠀⡇⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣸⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢸
⠀⠀⠀⠀⢣⠀⠀⠀⠀⠀⠚⠲⠶⡤⡤⠔⡈⢧⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⣿⣶⣶⣶⡾
⠀⠀⠀⠀⠀⠙⠛⠉⠑⠒⠢⠤⣾⡷⠓⢾⡷⠈⢾⣷⠒⠒⢾⣷⠊⠉⠉⠉⠉

⠀⠀⠀ ⠀𝙃𝙖𝙫𝙚 𝘼 𝙒𝙤𝙣𝙙𝙚𝙧𝙛𝙪𝙡 𝘿𝙖𝙮
Gugufaust Oct 28 @ 6:51pm 
🎃Happy Halloween!🎃
Hansa Oct 28 @ 6:13pm 
░▄█▄░░░░░░░░░░░▄█▄░
▐████▄░░▐░▌░░▄████▌
▌▀█▀███▄▀█▀▄███▀█▀▐
░░▀░▀█▀▀███▀▀█▀░▀░░
░░░░░░░░▐░▌░░░░░░░░
░░░░╔╦╗░░░░░░░░░░░░
░░░░║╩╠═╦═╦═╦╦╗░░░░
░░░░║╦║╬║╬║╬║║║░░░░
░░░░╚╩╩╩╣╔╣╔╬╗║░░░░
░░░░░░░░╚╝╚╝╚═╝░░░░
░╔╦╗░╔╦╗░░░░░░░░░░░
░║╩╠═╣║╠═╦╦╦╦═╦═╦═╗
░║╦║╬║║║╬║║║║╩╣╩╣║║
░╚╩╩╩╩╩╩═╩══╩═╩═╩╩╝
Chicofilho44 Oct 27 @ 7:16pm 
Sylvie - "Ah, certo..." Ela reconhece sua voz quase que imediatamente. "Olá Policial, o que posso fazer por você?"

Eletroquímica [Média:Sucesso] - Não há *nenhum* ressentimento em seu tom. Ela quer que você a convide para sair. Sem dúvidas.

Você - Quero um halls de morango.
Gugufaust Oct 12 @ 8:44am 
:HealthSD: