92 personer syntes denne anmeldelsen var nyttig
2 personer syntes denne anmeldelsen var morsom
Anbefalt
0.0 timer siste to uker / 7.9 timer totalt (7.2 timer da anmeldelsen ble skrevet)
Publisert: 1. feb. 2019 kl. 14.17
Oppdatert: 27. mai 2019 kl. 11.43
Produkt mottatt gratis

Vamos começar explicando de cara que este jogo é sim altamente inspirado em Famicom Wars (o criador deste gênero) e Advance Wars. "Mas Salsa, Fire Emblem..." O primeiro Fire Emblem embora seja da mesma empresa só foi lançado dois anos depois e sua jogabilidade tem vários aspectos distintos.

O que WarGroove tem de diferente logo de cara? Este é medieval fantástico. Advance Wars, Tiny Metal e Battle Nations eram jogos militares modernos. A propósito, foi mal ae Tiny Metal, mas você perdeu o título de sucessor espiritual para este jogo aqui. Só dizendo.

Um outro ponto importante é que WarGroove é um jogo TÁTICO de verdade, o posicionamento é muito mais relevante do que em Advance Wars e as unidades tem uma sinergia incrível, seja no ar, no solo ou no mar. As partidas são rápidas, segurar o botão direito acelere o turno da IA e a opção de desligar as animações por completo deixa tudo mais rápido ainda. Os elementos adicionais do jogo só aprimoram mais ainda a experiência, inclusive o "Groove" que é uma espécie de energia que permite seus comandantes usarem habilidades especiais. Sorte não é um fator relevante neste jogo, é um xadrez extremamente evoluído.

Neste jogo, o posicionamento correto com cada tipo de unidade permite causar dano crítico e o ideal será maximizar esse potencial toda partida. E como disse anteriormente, isso vale para todas as unidades, inclusive as marítimas. Uma coisa revoltante em Advance Wars era como certas tropas aquáticas eram inúteis contra inimigos voadores e/ou terrestres.

O sistema de cura das tropas difere de Advance Wars e Tiny Metal. Aqui você precisa se aproximar de construções aliadas para recuperar percentuais de vida, mas é uma permuta, você tira da construção para recuperar a vida das tropas. Um equilíbrio que envolve risco e recompensa.

Infelizmente não há vestígio do prometido cooperativo online. Procurei no jogo inteiro e não encontrei nada, imagino que seja um recurso limitado apenas a partidas locais no momento. O multiplayer também oferece partidas assíncronas e é o primeiro jogo que vejo utilizar a capacidade máxima do SteamWorks ao enviar notificações ao seu cliente para quando for a sua vez de jogar.

A campanha é cheia de quebra-cabeças, extremamente desafiante depois do capítulo 2 e pode te deixar enfurecido em certos pontos, hehe. São mais de 30 missões, o jogo também conta com um editor de mapas que me lembrou os tempos de Warcraft 2/Starcraft, além de fornecer personalizações bem disparatadas, temos um modo arcade e é possível compartilhar o conteúdo criado.

Não é possível modificar as teclas de atalho, mas é possível jogar com controle, existem dois tipos de modos para daltônicos (vermelho-verde/azul-amarelo). A localização não ficou impecável, existem várias frases com falhas de revisão, inconsistências, traduções literais, erros de concordância, etc. Porém, ainda é bastante jogável e longe da qualidade esperada em um título tão aguardado como este.

Prós:
- Verdadeiro sucessor espiritual de Famicom/Advance Wars
- Posicionamento tático
- Sinergia e equilíbrio entre tropas
- Comandantes carismáticos
- Editor de mapas intuitivo
- Partidas assíncronas opcionais
- Animações de alta qualidade, porém opcionais
- Efeitos sonoros, vozes e música de alta qualidade
- Dois modos daltonismo
- Campanha longa e desafiante
- Múltiplos modos de jogo offline e online
- As tropas não possuem evolução (mas isso não é necessariamente ruim e aumenta a estratégia)

Cons:
- Falta do modo cooperativo sem ser em mapas personalizados
- Localização com muitos erros
- Os comandos situacionais de combate poderiam ter confirmações melhores.
- Campanhas separadas com mais de uma facção seria mais interessante
- O sistema de pontuação da campanha não é esclarecido.

Conclusão:
Recomendo Wargroove para qualquer fã de Famicom/Advance Wars/Battle Nations/Tiny Metal, para alguns fãs de Fire Emblem e para qualquer novato do gênero. A melhor forma de aprender sobre posicionamento tático e estratégia sem depender de sorte, velocidade ou progressão de unidades. Um xadrez pós-moderno.

------------------------------------------------------------------

Quer saber mais? Siga a curadoria no Steam com mais de 1000 jogos: