Recent reviews by RAKIA

⠈⢹⡧⣿⣸⠿⢿⣿⣿⣿⣿⡿⠗⣈⠻⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡇⠄
⠄⠘⢷⡳⣾⣷⣶⣶⣶⣶⣶⣾⣿⣿⢀⣶⣶⣶⣾⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠇.

SIM!
Posted January 10.
Não é um jogo de todo ruim, mas existem melhores

O jogo não possui nenhum sistema de escolhas onde seria possível tomar decisões para modificar a campanha, basicamente é um filme animado do começo ao fim com trocentos puzzles e um infinito sistema de leva e trás de itens e mesmo o jogo possuindo um sistema de ajuda que diz o que precisa ser feito, varias vezes você fica perdido (por exemplo, "vá falar com fulana" ou "encontre tal item" porém não diz onde a personagem/item está e se você não tiver decorado ou não se lembrar, vai ser obrigado a revirar o mapa inteiro procurando, o enredo é meio desconexo e fraco o que acaba se tornando chato levando em conta que a campanha é longa, se eu quisesse apenas ver cenas, videos e imagens eu procuraria na internet, nesse tipo de jogo o enredo precisa ser o foco principal com as cenas sendo as recompensas.
Posted January 4.
Jogo extremamente Punitivo e Injusto

Recursos escassos;
Inimigos com respawn infinito;
Inimigos fortes, soldados fracos;
Soldados traumatizados e cheios de traços negativos (não existem traços positivos);
Sistema de "estresse" sofrido pelos soldados que adicionam vários efeitos negativos ao longo da missão (além dos traumas específicos que cada soldado já possui);
Você não controla exatamente o que os soldados fazem, impedindo ou atrapalhando algumas ações;
Jogo não salva automaticamente (apenas em troca de cenário ou pontos específicos da campanha);
Não permite save manual (somente em locais específicos e precisa gastar recursos para salvar manualmente);
Dificuldade aumenta com o tempo de missão (no nível mais alto, você é descoberto por um alien, e magicamente aparecem até mais 10 aliens para atacar ao mesmo tempo);
Stealth obrigatório (porém não existem mecânicas de stealth, não pode se esconder, não pode se camuflar, etc)
Soldados ficam feridos, cansados e exaustos após cada missão sendo necessário "x" dias para eles se recuperarem (impedindo o uso desses soldados até eles se recuperarem);
A cada "dia" que se passa no jogo o nível de infestação aumenta no planeta, aumentando a dificuldade de missões futuras;
Na reta final o jogo possui um limite de tempo para você finalizar a campanha, "em 30 dias ocorrerá devastação nuclear" se não finalizar o jogo até lá é game over, o que te obriga a rushar as missões finais (que são as mais difíceis);

Faz parecer os jogos "souls-like" como brincadeira de criança

Cenários idênticos aos filmes, muito detalhados e excepcionalmente bem feitos, recomendo.
Posted December 30, 2023. Last edited January 3.
O jogo é maravilhoso pelos primeiros 30 minutos de gameplay.
O homem aranha se pendurando pelos prédios fazendo acrobacias tudo de maneira super fluida, rápida tão simples e fácil, sério é surreal de bom. Porém os elogios terminam aí.

Campanha lenta, morna e sem sal;
Objetivos secundários ridículos: consertar antenas no topo dos prédios, perseguir passarinhos, procurar mochilas escondidas, tudo chato só pra encher linguiça, só para estender o tempo de campanha que por si só já se arrasta.

Perdi a vontade de jogar.
Posted December 25, 2023.
EVGA RTX 3080 FTW3 ULTRA
Posted November 7, 2023.
Remake perfeito, exatamente como eu me lembrava na infância.
Posted August 21, 2023.
O jogo não é ruim.

Fiquei muito interessado nas primeiras horas, o enredo é bom, as escolhas e os alinhamentos (ser herói ou vilão) são legais, a ambientação é boa, a inteligencia dos inimigos é ok, trilha sonora não é boa, mas o real problema é que o jogo é extremamente repetitivo pois não existe estratégia de terreno, por exemplo você vai chegar numa clareira na floresta e então será flanqueado por 2 dezenas de inimigos por ambos os lados de modo que você é pego no pior cenário possível, não importa o que você faça antes do inicio do combate, sempre será pego no pior cenário possível e isso se repete em TODOS os combates, 4 ou 5 vezes por missão, em todas as missões, eu não esperava nenhum xcom da vida, mas as possibilidades e variedades de combate estratégicos do jogo são quase nulas, dificilmente você consegue usar o cenário ao seu favor, não é possível preparar armadilhas antes do combate ou obter alguma vantagem de terreno ( como derrubar uma arvore ou um muro), no máximo você consegue se esconder atrás de alguma parede (mas mesmo totalmente protegido ainda pode ser atingido kk), basicamente é um combate entre turnos simples e direto.

Você anda pelo cenário e ao olhar o mapa fica óbvio perceber onde serão as batalhas (clareiras, campos abertos), porém mesmo você sabendo exatamente onde está a "armadilha" é impossível contorna-la, sempre sendo pego no pior cenário sendo cercado por inimigos e isso implica que basicamente só os personagens "tanques" são úteis, pois se você levar um arqueiro ou mago as chances deles morrerem é muito alta (a não ser que jogue numa dificuldade mais fácil).

Acho que estava com expectativas altas demais.
Posted May 13, 2023.
⠀⢿⣾⡟⢺⣧⣏⣿⡷⢻⠅⠀⠀⠀⢀⣠⣶⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣷⣄⡀⠀
⠀⠀⠙⠛⠓⠛⠋⣡⣿⣬⣤⣤⣶⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠿⠟⠛⠛
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢰⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠿⠟⠋⠉⠁⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠸⡿⠿⠿⠿⠿⠿⠿⠟⠛⠋⠁⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Posted March 25, 2023. Last edited November 26, 2023.
Sim, eu gosto de joguinho de administração de base.
⠀⠀⠀⠀⠀⣀⣠⣤⣶⣞⡛⠿⠭⣷⡦⢬⣟⣿⣿⣷⣦⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⢠⡾⣯⡙⠳⣍⠳⢍⡙⠲⠤⣍⠓⠦⣝⣮⣉⠻⣿⡄⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀