Mr Leon
Leonardo Fischer   Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
 
 
Currently Offline
Last Online 32 hrs, 18 mins ago
Achievement Showcase
1,163
Achievements
10
Perfect Games
37%
Avg. Game Completion Rate
Review Showcase
26 Hours played
TL;DR: O PC precisava de um simulador de corridas divertido. Project Cars é um bom passo pra preencher esse buraco: é um ótimo simulador de corridas, mas ainda é só um Project na direção "divertido". Se você realmente gosta de jogos de corrida estilo Gran Turismo ou Forza, acho que vale a pena o jogo.

Como jogador de PC, sempre senti falta de um bom jogo de corridas, com foco na simulação. Pra mim, o último bom neste sentido foi Toca Race Driver 3, de 2006. Desde então, só joguei jogos arcade (como Need For Speed) e pseudo-simulação (como Grid e NFS Shift). Não lembro de um bom jogo estilo Gran Turismo ou Forza para PC recente. Lembro de ter experimentado alguns jogos simulador-hardcore, mas eram impossíveis de jogar num controle. Então chegou Project Cars.

A simulação das corridas me agradou muito. Cada carro tem seu jeito de dirigir, acelerar, frear, e se comporta de um jeito diferente ao tocar na zebra ou na terra. As condições climáticas são dinâmicas (tem corrida que começa no sol e termina na chuva pesada), e influem de diversas formas na jogabilidade: o pneu aquece mais rapidamente se o sol estiver forte, e pode até esfriar em caso de chuva; o spray dos carros à sua frente pode realmente atrapalhar a visibilidade. Joguei com auxílios básicos (ABS, controle de tração e traçado na pista) usando um controle XBox, e a dificuldade da simulação é perfeitamente superável após algumas corridas.

Para a maioria dos carros, os seus ajustes-padrão não são suficientes: eu sempre acabo gastando algum tempo ajustando e testando o carro, até sentir que tenho um bom domínio dele. Há um bom nível de detalhamento nos ajustes dos carros: dá pra ajustar a pressão dos pneus, distribuição da força do freio, regulagem das marchas, diversos parâmetros de suspensão, entre outros. Segundo o pouco que lembro de Gran Turismo, está no mesmo nível de customização.

A parte que me irrita nas corridas é que o jogo anula os tempos de voltas que você sai da pista, mesmo nos casos onde não houve a intenção de trapaça. Faz sentido anular seu tempo se você atalhar em uma curva ou chicane, mas não faz se você errou o ponto de frenagem e abusou da zebra do lado de fora da curva. No modo carreira, não há punição do tipo "passar pelo pitstop". Se você estiver na etapa de qualificação de uma corrida, precisará dar outra volta para ter seu tempo contabilizado. Se estiver na corrida em si, a volta não será considerada na hora de dar pontos extras para o piloto com a volta mais rápida. Já no modo online, você é punido tendo a velocidade limitada por alguns segundos.

O modo carreira me decepcionou um pouco. Ele é focado em campeonatos, equipes de corrida e progresso ao longo de temporadas. Você não é o dono dos carros. Assim, não há o conceito de dinheiro para compra de novos carros ou comprar upgrades, como acontece em Gran Turismo. Você corre com um dos carros que te dão como opção para a corrida (algumas poucas corridas tem mais de 1 carro para escolher). Por conta disso, se você iniciar a carreira no Tier 1, pensando que irá passar um tempo legal com cada categoria de carros, você provavelmente irá cansar do jogo por ter corrido 50/60 corridas de kart, umas 5 corridas com carros de rua, e nunca ter guiado um dos protótipos. Eu gostaria de algo no estilo gran-turismo, onde a qualquer momento do jogo você sempre tem algumas opções no tipo de categoria que deseja correr.

Online, o jogo tem basicamente dois modos: corridas e competições da comunidade. A maioria das salas no modo corrida são para corridas longas (30 voltas ou mais). Há pouca gente interessadas em corridas mais rápidas e curtas no jogo, mas elas existem. Ainda assim, as corridas curtas em geral incluem um treino classificatório de 10 a 15 minutos, para definir o grid de largada. Assim, em 1 hora de corrida online, dificilmente você irá correr mais do que 3 corridas. Já as competições da comunidade são simplesmente um campeonato para ver quem faz o tempo mais rápido em uma pista, com determinado carro. Essas competições ficam online por alguns dias, e durante o período você pode entrar a qualquer momento para marcar um tempo de volta. O seu tempo mais rápido durante os dias da competição dirá a sua posição final no evento. Você não ganha nada além de ter seu nome no leaderboard daquela competição.

Graficamente, o jogo é muito bonito. Os carros são muito bem feitos. Há diversas câmeras de visão, desde "visão do motorista" (que inclui a borda do capacete) até a clássica visão traseira do carro. É possível perceber o trabalho da suspensão, um pequeno detalhe que me fez bater palmas ao jogo. As pistas são muito bem feitas e realistas. Os mecânicos estão abaixo do nível do resto do jogo, mas dá pra deixar passar isso. O modo "fotografia" permite ajustar muitos parâmetros da imagem, permitindo que você tire algumas fotos incríveis - realmente acredito que as fotos de propaganda do jogo foram tiradas dentro dele, sem tratamento externo.

A falta de suporte efetivo à controles me incomoda um pouco, mas dá pra superar. É possível fazer quase tudo no jogo com controle, e ele é muito bem suportado nas corridas. Mas em alguns dos menus você precisará de um teclado e mouse. Por exemplo, ao criar uma nova carreira, você precisa do teclado para digitar o nome do seu piloto (o jogo não suporta aquele "teclado" no controle do Steam Big Picture ). E há diversas opções que não são acessíveis via controle, como abrir a opção de fotos dos carros na garagem, selecionar as opções de filtros no modo online, e até mesmo fechar o jogo (!!!). Não era possível nem salvar os ajustes feitos em um carro sem um mouse, mas isso foi corrigido em um update. Se você joga usando o Steam Big Picture na televisão da sala, isso atrapalha um pouco a concentração no jogo.

Me diverti bastante com o jogo até o momento. Pra ser sincero, queria jogar Gran Turismo sem precisar comprar um Play Station. Continuo querendo jogar GT no PC, mas até lá ainda vou gastar um bom tempo no Project Cars.

Recent Activity

33 hrs on record
last played on Mar 18
1.6 hrs on record
last played on Feb 9
31 hrs on record
last played on Feb 9
< >
Comments
︾Private Ryan︾ Dec 30, 2014 @ 2:43pm 
Feliz ano novo, chê!
Pode ser que uma hora a gente consiga jogar alguma coisa... nem que seja pedra na cruz.
Abraaasss
︾Private Ryan︾ Oct 29, 2012 @ 10:08am 
Thanks for the help, Optimus Prime =D