Recent reviews by Araripe

< 1  2  3 >
It includes the legendary F2004 and the SF70H. Why would you even bother reading the reviews? Buy it and thank me later.
Posted September 19.
It was a long – but rewarding – wait. F1 2017 is finally out and it definitely matched my expectations. From classic cars to an unbelievably good career mode, the game got everything that we all have been dreaming of ever since the first title, back in 2010. It took way more time than it should have taken, but the timing couldn’t have been better. The current cars are faster than ever, and the wider body and tyres allow for an insane “wing-to-wing” race (door-to-door wouldn’t fit, amirite?). The real thing might not be as exciting as expected, with not so many overtakes and barely entertaining, but F1 2017 is exactly what the real deal wanted to be: fast, wild, competitive. You will laugh, cry and sweat through every single race. After all, that’s what Formula 1 used to be way back then. Codemasters brought it back like never before. The spirit of F1 is back.

Due to the fact that the 2017 cars got wider tires and body (and additional weight), resulting on more grip and downforce, the handling model had to be improved in order to provide a proper driving feel. It’s a night and day difference if you compare it to the previous title. You can finally feel the car instead of that classical “numbness” that had always been present in each and every Codemasters title. The force feedback was also gotten right, meaning that you can finally feel the weight transfer while cornering and also quite a few bumps here and there (most tracks are completely flat though). It’s definitely a huge step forward into the simulation field. It’s not there yet, but it comes pretty damn close.

The success of F1 2016’s career mode made me think that Codemasters would keep that untouched on the next title, as most developers opt for when they get something right. Surprisingly, they went even deeper into it, allowing for an extremely complex upgrade tree, which is exactly like the real deal (it seems so). While the old one had a tree, it wasn’t quite as deep, with just a couple key elements (Engine, Fuel Efficiency, Chassis, Downforce and Drag). The new tree, though, goes way further into the underworld of F1 mechanics, which is definitely a huge positive aspect for die-hard fans of the category. Newcomers, though, might get a bit scared of such complexity. Complexities apart, it was definitely a step into the right direction when it comes to replicating the life of a pilot. As if it could not get any better, engine parts can get worn out as you push your car to its limits, leading to unexpected failures and moments of anger. As frustrating as it could be, that’s how it is. Formula 1 is not a magical world where everything goes wonderfully well if you don’t crash. Engines may fail, and this addition shows how compromised they are with delivering an unparalleled F1 title. Kudos for that.

The graphics were also improved, which makes it even more immersive than before. The boring motion blur is still there, but you’ll get used to it, eventually. The textures were hugely improved, making it as closer as possible to the real thing. The color palette, though, is quite a bit off. It’s way too colorful and makes trackside details look rather dull. Nothing that changing the gamma settings could not “fix”, and that hardly takes the bright out of the great handling model and the game as a whole. Talking about eye candy, they added a Photo Mode. If you are into taking screenshots, that is definitely a huge selling point. You can pick any angle you want, and change saturation, exposure, brightness, contrast, shutter speed, etc… It’s pretty much like a built-in DSLR camera just waiting for you to take the most beautiful shots ever. Performance-wise, it’s pretty lightweight. I managed to get 60 fps on high/ultra settings with a GTX880M at 1080p. Not bad at all. And it runs on integrated graphics cards like any EGO engine title. Don’t expect to max it out, but it’s definitely playable on low-med settings.

Oh, I almost forgot about the best part: classic cars! Yes, they are back! With classics like the MP4/4 and the F2004, you’ll be able to experience each and every of these beasts on a selection of special events (so-called invitationals) on career mode. And, of course, you can also drive them on Grand Prix mode, Time Trial, etc… It’s just like F1 2013’s Classic DLC, but miles better. Not to mention that it comes with the base game, except for the MP4/4 which is a bonus content until October 18th. It’s definitely the most complete F1 game by Codemasters, content-wise.

It was definitely worth the long wait. The cars feel great, the artificial intelligence got smarter and faster, there are plenty of new game modes and, of course, the classic content. Bundle it all together and boom, you’ve got a masterpiece. That’s exactly what Codemasters achieved with F1 2017. Simulation-wise, it’s not quite there yet, but who cares? It’s complete and fun, and that’s the point. Anyway, who’d enjoy changing engine modes and braking profiles from corner to corner? Because that’s how the real thing works. Maybe it’s simcade for a good reason. It wouldn’t be as fun, not to mention that it would become a niche game, while the developers want the exact opposite (sales are important, ya know?). Codies found the perfect balance between simulation and arcade, and I got to say that I liked what I’ve seen so far.

Read the full review here[simthusiast.com]
Posted August 26. Last edited August 26.
Simply outstanding. It looks exactly like the real thing, and performs quite decently (next to none FPS impact). I am impressed. Hands down one of the most beautiful payware airports that I have ever seen in my life. Highly recommended.
Thanks mayzena for this wonderful gift <3
Posted April 13.
First of all, if you are looking for a rally sim, this game is not for you. I really wonder why Kylotonn Racing Games says that this game is a simulator, because it's not. Not even close, to be honest. And it's not a bad thing. Not for me, at least. Of course that it's a very negative aspect of the game, given the fact that the fans were waiting for an officially-licensed WRC simulator for ages. Unfortunately, they will need to wait a bit more. Even if it's not realistic, playing it is quite enjoyable: it makes you feel like a professional rally driver, nailing all the corners and flying through the straights. It's one of the most rewarding feelings while playing a rally game, of course. And you do not even need to practice a lot to be able to reach that level of "skill", which makes it suitable for rally lovers without too much spare time. And, even if pretty easy, nailing the stages is rewarding. Just like it would be at a simulator, but effortlessly.

"Why are all the reviews negative, then?". That's something worth questioning. And it's clearly noticeable after 30 minutes into it: it's a massive step back from WRC 4, graphically, content-wise and physically. And it wasn't even a great rally game back in the days, because Milestone (old developer) wasn't able to leave the comfort zone and make something different. From WRC "1" (2010) to WRC 4 (2013), nothing changed at all, with a few exceptions (career mode was slightly improved after WRC 3, bringing classic cars and new categories). Anyway, small changes end up equalling to nothing. Mostly when pretty much everything looks the same. This is exactly why Kylotonn ended up holding the license, with a simple mission: develop the best WRC game ever made. I don't even need to mention that they failed miserably.

WRC 5 is not bad. It's far away from it. The negative results are simply the reflex of disappointing the WRC fans. They were expecting a simulator, with great graphics, close to real-life stages, realistic engine sounds, convincing physics and top-notch content overall. What they got, though, was "more of the same": the only thing that they could consider as new were the updated cars, drivers and stages. Everything else, from gameplay to career mode, was the same. Nothing innovative, nothing exceptional. Just the usual. How could they expect their fans to react nicely?

The cars are considerably beautiful (given the limitations), and so are the stages. It's really fun to drive fast through every country, nailing every single piece of it and feeling like the ultimate king of WRC. It's more than fun, honestly. It's amazing. That's where WRC 5 shines. The career mode is great, extremely immersive and rewarding but kinda empty at the same time. Maybe because it's exactly like every single career mode that the franchise had before. Innovations could and would be great. Why not to make something different like character customization, press conferences, etc...? Is it that hard to do? I don't think so. Kylotonn had to dig deeper and bring something jaw-dropping, but they decided to not take any risks and brought something that the players were used to. It's an arrow in the knee, considering that career mode is usually what most of the players are looking for (and multiplayer, of course).

If you are a huge fan of the onboard cam, this game is going to disappoint you a little bit. It felt just like being shot from behind when I took the Lancer Evolution X to a ride through Mexico and noticed something quite unusual about the interior: believe it or not, it was the Impreza's. Yes, a Mitsubishi with a Subaru interior. This evidences how much research were done in order to bring the best WRC experience that you could ever ask for.

There are lots of positive aspects, though. The cars have different liveries for each and every rally, with the respective logo (ADAC, RACC, Neste Oil Finland, etc). It's a small detail that makes a lot of difference. DiRT Rally, on the other hand, has the same sticker for each and every stage. Would be even better if it was actually an innovation, but the old Milestone titles had it as well. Same for the custom name on the window (which is incredibly immersive and extremely cool, and I am glad that Kylotonn "copied" this). Two little details that end up counting a lot.

Regarding wheel support, this game is a joke. The actual list of supported wheels has less than 7 different models if I am not wrong. It's unacceptable for a 2015 game, and the devs promised a fix one year ago. Nothing yet. Continuous support is really important if you actually want your game to be popular and loved by the players.

If you are just a casual looking for fun, dust and high speeds, this game is definitely worth a try. Do not pay full-price for it, though. Kylotonn is asking way too much for what the game actually offers. Wait for a sale and then buy it, download it and play it. If you are a rally lover like me, you are going to enjoy this game a lot (as long as you do not expect it to be a simulator, and also ignore the negative aspects).
Posted December 4, 2016.
10,000.1 hrs on record
Before my first contact with this game, I had a life, a wife, two kids, a nice house and also a car. Then, I met Universe Sandbox. This game was exactly what I needed to be happy. I am a new guy now. My undies are always brown as I am so addicted that I can't leave my chair. My house has trash and rotten food all over the floor because I can't stop playing this. I am not sure, but looks like my wife went away with my children and my car. I am all by myself now. No time to care about this, tho.
This is the most amazing sandbox game ever made. I am still looking for the sand, tho. 2,222 hours in and no sand yet. But I hope it will appear someday. I will keep looking for it.
It's the best game ever made. The whole mankind needs to know about this masterpiece. It's a huge universe building tool where you can even make planets crash and bring disaster and death everywhere. This is what I call bloody.
If you think that The Witcher 3 or Fallout 4 are the best games ever made, go learn a bit more about games and figure out that Universe Sandbox is the ultimate masterpiece. It's better than sex.
I still wonder where the sand is.

10/10 Would ruin my whole life again. No Regrets.

*It's not serious, in case you are wondering*

The game is pretty fun. Worth buying.
Posted February 23, 2016. Last edited February 23, 2016.
Test Drive Unlimited 2 foi o último lançamento da antiga franquia Test Drive, dessa vez pelas mãos da Eden Games e da Atari. Fez muito sucesso em sua época de lançamento por trazer um mundo completamente aberto e centenas de carros dos mais variados preços e potências. Ambientado na ilha de Ibiza, o jogo traz cerca de 980 quilômetros de estradas reais, mapeadas por satélite. E, como não poderia deixar de ser, o modo multiplayer massivo de Test Drive Unlimited, de 2006, está de volta. Dessa vez, com todos os aspectos negativos de erros de conexão corrigidos, visando uma experiência multijogador única e realmente divertida.

No que toca ao mundo do jogo e veículos, tudo está perfeito. Porém, a Eden Games deixou e muito a desejar durante a criação da história do game. Para não soar demasiado ofensivo, a historyline do jogoo aparenta ter sido criada por várias crianças do ensino fundamental. O personagem inicialmente é um valete, que, logo em seguida, torna-se um piloto de corrida. Nada de anormal, se não fossem as corridas e o evento criado para que haja essa progressão até o topo. O famigerado evento chama-se Solar Crown, e aborda várias categorias. Também nada de estranho até aqui, se não fosse o fato de que há uma suposta transmissão de TV do evento, mas não é possível ver câmeras no cenário, nem muito menos qualquer tipo de equipe de apoio. Quebra toda a atmosfera de corrida profissional, deixando tudo com um gostinho de Need for Speed Underground e suas corridas ilegais. Fator exageradamente negativo? Não. Mas não equivale à descrição da desenvolvedora. Resumindo, disseram uma coisa e fizeram outra.
Para piorar ainda mais a situação, resolveram que TDU 2 seria um "The Sims" automobilístico, com um fator social bem trabalhado e desenvolvido. No jogo, você tem o seu avatar, compra roupas, faz cabelinho, cirurgias plásticas, compra casas e mansões, participa de clubes, etc... Soa interessante, não? Pois é, pena que tudo isso foi mal executado. Não há muito o que fazer no aspecto social, além de andar pelas casas e conversar via texto com os seus amigos. Não é possível interagir com a mobília, por exemplo. Não que seja tão ruim assim, mas não corresponde ao que a desenvolvedora tanto propagandeia. É supérfluo demais para ser considerado um "The Sims" de corrida. Há toda a hierarquia de status, todas as possibilidades do mundo de mostrar o dinheiro que você tem, de colecionar incríveis bólidos, etc. Até um certo momento, é divertido. Mas depois, enjoa. É quase certo que esse aspecto "social" foi uma falha tentativa de atrair jogadores que gostam de ser bon vivants em qualquer tipo de jogo. Conseguiram? Até um certo momento, sim. Mas é difícil ficar viciado no jogo caso a sua única motivação seja a ostentação em si. Para um jogo que foi adiado várias vezes, um fator social falho é um verdadeiro tiro no pé.

No aspecto diversão em si, o jogo é excelente. Simplesmente fuja do fator social, e aproveite os 900 quilômetros de estradas com os seus amigos. Caso viajar por um mapa paradisíaco não seja muito a sua "praia", esse game definitivamente não é para você. Eu, como amante de viagens e de carros, adorei esse aspecto. É extremamente divertido passar o dia inteiro viajando por toda a imensa ilha de Ibiza.

Caso você esteja procurando um simulador, fuja daqui. TDU 2 é extremamente arcade. Talvez teria feito muito mais sucesso caso tivessem apostado em uma fórmula mais realista, mas procuraram desenvolver um jogo muito mais simplório para atrair mais público. Não que a pilotagem no jogo seja tão simples quanto nos Need for Speeds. É consideravelmente difícil por um certo aspecto. O problema é que a direção não é NADA convincente. A sensação é a de que você está dirigindo um sabonete motorizado. Não que isso estrague o jogo. É simplesmente um pormenor.

Por mais que TDU 2 deixe a desejar em vários aspectos, trata-se de um jogo realmente divertido. O fator social é falho, mas o sistema de níveis que foi criado é bem divertido, e lhe pontua por explorar cada pedaço da ilha. Ao atingir o nível 10, você desbloqueia o mapa do Hawaii (sim, o mesmo do TDU), com gráficos melhores e novas estradas. Outro lugar para explorar e curtir com os amigos. Resumindo, se você conseguir se contentar apenas com a exploração massiva com os seus amigos, o jogo é excelente. Caso contrário, fuja para as colinas o mais rápido que puder.

Posted October 2, 2015.
O DiRT Rally chegou inesperadamente no dia 27 de Abril, sem absolutamente nada ter sido mencionado antes. Uma verdadeira surpresa para os fãs do Rally. Para a alegria de uns e tristeza de outros, o jogo ainda não está totalmente pronto: trata-se de uma early acess release, que permite que os jogadores comprem o título antecipadamente e participem do desenvolvimento.

Por tratar-se de uma versão de acesso antecipado, o game conta apenas com 3 localidades e 36 etapas no total, além de 17 veículos de diferentes épocas. Novas localidades, veículos e estágios serão adicionados ao decorrer do processo de desenvolvimento, que irá levar cerca de 1 ano.

Diferentemente dos títulos anteriores da franquia, DiRT Rally traz uma abordagem diferenciada do Rally, focando em uma jogabilidade realista e desafiadora, totalmente oposta ao que foi visto em DiRT 2 e DiRT 3. Ainda não trata-se de um simulador propriamente dito, mas é um meio-termo. Agora, manter-se na pista em alta velocidade não é mais tão simples, mesmo com as assistências ligadas. O jogador realmente precisará de talento, técnica e bastante sorte para finalizar o estágio em primeiro lugar. E, mais do que nunca, dependerá do co-piloto para um bom desempenho (pela primeira vez na série, visto que o co-piloto não passava de um enfeite nos títulos anteriores). Talvez essa tenha sido uma das mudanças mais significativas da série.

O layout dos estágios também está muito mais maduro do que nos títulos anteriores, trazendo uma atmosfera muito mais imersiva. Antes (DiRT 3, principalmente), os estágios eram completamente lineares e fáceis. Agora, trazem centenas de desvios e curvas fechadas para tornar a tarefa de chegar vivo ao fim do percurso ainda mais árdua e divertida. Parte dessa evolução vem da maior proximidade da Codemasters com o universo do Rally (eles agora possuem um piloto e um co-piloto profissionais que competem pela Inglaterra todinha em um Subaru Impreza 1995). Portanto, espere realmente sentir a real atmosfera do Rally em sua pele.

Por tratar-se de um jogo em acesso antecipado, muita coisa ainda está faltando, obviamente. O Force Feedback, por exemplo, ainda não é 100% funcional, e alguns modos de jogo ainda não estão habilitados. Em poucos meses, isso já estará resolvido. Mas, se você não for paciente, é melhor deixar para comprar depois que tudo já estiver corrigido.

A variedade de veículos ainda é bem pequena, mas a Codemasters prometeu aumentar a frota através de atualizações gratuitas ao longo do desenvolvimento, trazendo mais veículos atuais (atualmente, só existem 2 veículos atuais presentes: o Mini Cooper e o Ford Fiesta WRC).

DiRT Rally aparenta ser um game promissor. Mas ainda há muito chão pela frente para que este faça parte do hall consagrado dos melhores jogos de Rally de todos os tempos.
Posted April 28, 2015. Last edited April 28, 2015.
Grand Theft Auto V é uma verdadeira obra-prima da americana Rockstar Games. Diferentemente do anterior, a história se passa no estado de San Andreas (o mesmo de Grand Theft Auto: San Andreas, de 2004), uma região baseada no estado da Califórnia, tendo como "capital" a cidade de Los Santos, que trata-se de uma versão satirizada de Los Angeles. Uma cidade repleta de celebridades fúteis, criminosos, ricos e políticos desonestos. Como não poderia deixar de ser, Los Santos traz toda a beleza da cidade-inspiração de Los Angeles.

Valendo-se desse belo - e polêmico - cenário, a Rockstar desenvolveu uma trama excelente, inovando a série completamente. Pela primeira vez, o jogo traz três personagens, cada qual com a sua própria história e personalidade: Franklin, um membro de uma gangue de rua que ainda não sabe nada sobre a vida; Trevor, um ex-piloto da força aérea americana e também psicopata; Michael, um ex-ladrão de bancos de sucesso, vivendo extremamente bem. É através desses 3 personagens que a história se desenvolve, mostrando toda a face podre de Los Santos e seus arredores.

A versão para computadores chegou no mercado após um período de 2 anos sendo "testado" nos consoles, trazendo inúmeras vantagens: 60 fps e resolução 4K. O PlayStation 4 era a experiência mais próxima disso, com 1080p de resolução e 30 quadros por segundo constantes. A própria Rockstar definiu a versão para computadores como a experiência definitiva de Grand Theft Auto.

A jogabilidade herdou alguns vários aspectos do jogo Max Payne 3, como o novo sistema de cobertura, seleção de armas e o próprio crosshair, com o intuito de simplificar a jogabilidade e permitir várias armas semelhantes. Em Grand Theft Auto IV, por exemplo, só era possível portar uma arma de cada tipo. Agora, é possível ter diversos modelos de pistola, diversos modelos de rifles de assalto, etc... A dirigibilidade dos veículos - muito criticada na versão anterior - foi completamente remodelada, tornando tudo bem mais simples e permitindo corridas em alta velocidade pelas estradas curvilíneas do interior de San Andreas.

O modo multiplayer foi completamente reformulado, trazendo uma espécie de MMO que engloba todos os modos de jogo existentes no IV e vários outros completamente novos. Além disso, agora é possível criar o seu próprio bandido, montar quadrilhas com seus amigos e roubar bancos, lojas, dentre outras atividades diversas. Jogar GTA Online nunca foi tão divertido e viciante.

Para os que preferem o single-player, a campanha é excelente e muito divertida. A história traz um certo equilíbrio entre sarcasmo e comédia que se encaixa perfeitamente, prendendo o jogador do início ao fim. Além disso, a Rockstar investiu bastante em mistérios e easter eggs para que o jogador tenha bastante coisa para fazer após finalizar a longa - e deliciosa - campanha. E, como não poderia deixar de ser, matar transeuntes inocentes e trocar tiro com a polícia nunca foi tão divertido. Principalmente após a adição da câmera em primeira pessoa, que facilita ainda mais a jogabilidade com mouse e teclado. E, certamente, deixa o jogo muito mais imersivo.

Ainda falando sobre a maravilhosa câmera em primeira pessoa, é importante ressaltar que o game é compatível com o Oculus Rift, que o faz, literalmente, encarnar o personagem. Você terá visão integral do cenário, como se realmente estivesse em Los Santos praticando os mais variados crimes.

É inegável que Grand Theft Auto V é um título indispensável em qualquer biblioteca. É uma verdadeira experiência de vida. Não só por permitir as mais variadas fantasias, mas também por trazer gráficos deslumbrantes e ser extremamente viciante. Enjoar de GTA é uma missão impossível.
Posted April 21, 2015. Last edited November 23, 2016.
Antes de dar início à essa análise, devo lembrar à vocês de que o Assetto Corsa é um título ainda em acesso antecipado, ou seja, não trata-se de uma versão final do jogo. É algo semelhante à um beta, com a diferença de que você deve pagar para poder testar. Bem, deixadas as considerações iniciais, agora finalmente poderei iniciar a análise desse grandioso simulador:

O Assetto Corsa é o fruto de uma vasta experiência adquirida por parte da desenvolvedora - Kunos Simulazioni - no ramo da simulação automobilística. A pequena desenvolvedora italiana criou simuladores consagrados, como o Ferrari Virtual Academy e o NetKar Pro, por exemplo. Desde os primórdios já era capaz de oferecer aos jogadores uma jogabilidade extremamente realista, graças ao simples fato de que o escritório da Kunos fica situado dentro de um dos mais populares autódromos italianos, o Autódromo Vallelunga Piero Taruffi. Contando com quatro quilômetros de extensão total e retas de quase um quilômetro, é a pista ideal para levar qualquer veículo aos limites. E foi com esse objetivo que a pequena Kunos instalou-se em uma garagem nos pits, usando-a como escritório principal para o setor de desenvolvimento de jogos.

Com uma pista de testes à disposição, era de se esperar que o nível de realismo dos próximos lançamentos aumentasse, o que - de fato -, aconteceu. Nos títulos mais antigos, porém, o descaso da mídia foi grande demais, e poucos sequer sabiam da existência dessa "empresa de garagem". Cansados do marasmo, resolveram dar a cartada final: o Assetto Corsa. Anunciado publicamente em 2012, o game logo excitou os fãs do automobilismo virtual. Primeiramente pela carência de bons simuladores no mercado recente, visto que a SimBin não havia dado continuação à franquia RACE (o que havia de mais "atual" no período). O outro fator que desencadeou tamanha excitação foi a qualidade gráfica: a engine do jogo havia sido criada pela própria Kunos, focada totalmente na simulação. Não tratava-se de uma engine qualquer adaptada para o mundo da velocidade sobre quatro rodas, mas sim um motor de jogo criado do zero, diretamente do Autódromo de Vallelunga! Não apenas ofereceria um realismo físico e mecânico completo ao jogo, mas também visual. Graças à avançada técnica de laser-scanning e outras tecnologias, as pistas do Assetto Corsa não são como às de outros jogos. Como o próprio nome já diz, "laser-scanning" é um processo de escaneamento à laser, ou seja, uma cópia fiel do terreno obtida através de um equipamento à laser. E a fidelidade é total, pois cada mínimo detalhe é registrado pela máquina. Todas as elevações de terreno e variações na pista são meticulosamente calculados e convertidos para o jogo com 99% de precisão. Já existem vídeos no You Tube que comprovam a eficácia da tecnologia, mostrando veículos iguais (um real e o outro virtual) a completar o traçado na mesma pista (uma real e outra virtual, obviamente).

O jogo chegou ao Steam ano passado. Foi uma entrada tímida, mas logo caiu nas graças dos jogadores. E não tardaram a surgir comparações com simuladores "atuais", como GTR 2, iRacing, o polêmico Project CARS e a série Shift. E o simulador italiano venceu (na opinião popular, visto que não houve comparação técnica por autoridades competentes) por unanimidade. Não houve uma pessoa sequer a questionar a fidedignidade do título. Agora continua na liderança, embora com uma vantagem muito pequena em relação ao Project CARS, outro título em desenvolvimento.

E, de vez em quando, volta a "bombar" na mídia quando algum site de jogos o "descobre" no fundo de uma estante de uma loja de departamentos. A mídia elogia bastante o jogo como um todo, e as críticas são mais direcionadas para o multiplayer em si. Infelizmente o modo multijogador ainda deixa a desejar, mas nada que não possa ser resolvido até o ano de 2015, que é a data prevista para o lançamento oficial.

Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é a forma como a Kunos Simulazione interage com os fãs. Como quase toda pequena desenvolvedora, o nível de proximidade é muito maior. Buscam sempre satisfazer os fãs com imagens de carros em processo de modelagem, pistas em desenvolvimento e fotos dos funcionários em vários momentos. O suporte também não deixa à desejar, e responde rapidamente aos fãs. O quesito suporte é um dos maiores receios que o gamer tem na hora que vai comprar um jogo de uma desenvolvedora de pequeno porte, pois nem sempre há a garantia de que as dúvidas e os problemas serão realmente sanados.

Pessoalmente, o título me agradou bastante. O visual do jogo é bonito, rico em detalhes e ao mesmo tempo leve. É um jogo que não exige muito do seu hardware para proporcionar uma boa diversão. A jogabilidade com o volante é certamente fantástica, pois cada carro possui seu próprio force-feedback e "peso" (sim, você sentirá grandes diferenças ao dirigir um Abarth 500 EsseEsse e depois cair direto na boleia de um Pagani Zonda). Essa experiência de imersão que os efeitos do volante proporcionam é recompensadora.

Como eu já havia destacado anteriormente, o único ponto negativo do jogo é o multijogador. Mas é algo que deve ser relevado, já que o jogo está em acesso antecipado e os desenvolvedores já colocaram uma janelinha pop-up que - quando o jogador escolhe o modo multiplayer - avisa que é normal que - nesse estágio de desenvolvimento - problemas ocorram.

O jogo é, indubitavelmente, muito promissor e ainda tem muito novo conteúdo à ser revelado. A Kunos inclusive já exibe publicamente em seu site algumas das pistas e carros que já estão em desenvolvimento. Para quem realmente curte automóveis e simulação hardcore, o Assetto é uma boa pedida. Mas, se você se encaixa no grupo dos que simplesmente querem andar em alta velocidade mas sem nenhum comprometimento, lhe recomendo jogos arcades como as séries GRID e Need for Speed. Se nenhuma dessas categorias se encaixa em você, e mesmo assim você tem um leve interesse no jogo, deve ser porque você é um colecionador. Nesse caso, recomendo aguardar uma boa promoção. Além do mais, o Assetto é um jogo que certamente não merece ficar "mofando" na sua biblioteca.

WELL, THE TEXT IS KINDA BIG AND I USED SOME COMPLEX WORDS, SO, I WON'T TRANSLATE THIS TIME. IF YOU WANT TO READ MY REVIEW, SIMPLY COPY THE WHOLE TEXT AND TRANSLATE IT ON GOOGLE TRANSLATE. IF YOU HAVE ANY DOUBT WITH THE TEXT, CONTACT ME.
Posted August 15, 2014.
Antes de começar a escrever essa longa (ou não) análise, já aviso que não compre esse jogo se espera que ele seja algo semelhante à ArmA 3. Trata-se de algo intermediário, mas muito mais próximo de Counter-Strike do que uma simulação militar em si. Entenda Insurgency como o modo hardcore do Battlefield: quase nada de HUD, sem crosshair e sem ammo-counter. O game é basicamente isso, só que sem os gráficos espetaculares e mapas enormes. Porém, Insurgency destaca-se mais no aspecto cooperativo do que o Battlefield, pois aqui a coerção da equipe é mais do que vital. Diferentemente do Battlefield, onde vence a equipe que conta com o jogador mais sortudo (ou habilidoso) que acerta headshots quase sempre. Em Insurgency, um ou dois tiros são suficientes para tirar-lhe de combate. Portanto, todo o cuidado é pouco. É mais do que necessário usar e abusar dos covers.

No quesito gráfico, espere algo semelhante aos visuais do Counter-Strike: Global Offensive, mas não superior. No FPS mais popular do Steam, as sombras são extremamente bem-detalhadas, tal qual as texturas e a construção do cenário. Porém, essa "obra" teve as mãos da VALVe, diferentemente do Insurgency que é um jogo independente. Este ainda sofre com gráficos padronizados da Source Engine.

Um aspecto que não posso deixar de frisar é a customização das armas. Em Insurgency, você pode adicionar silenciadores, foregrips, miras holográficas ou telescópicas, mira laser, et coetera à medida que você vai conseguindo pontos na partida. Estes são ganhos matando inimigos ou capturando pontos no mapa (depende do modo de jogo). Resumindo, você adapta a sua arma para o mapa e ao longo das rodadas pode ir incrementando-la cada vez mais para que a vantagem sobre o inimigo fique ainda maior.

Apesar da hitbox ser levemente imprecisa, a jogabilidade é simples e os mapas foram criados para oferecer uma partida taticamente equilibrada entre os times. Este apelo tático é suficiente para as pessoas que não querem algo aprofundado demais (como ArmA 3), mas sim um Close Quarter Battle básico para diversão. Para os amantes de CQB, o game é excelente. Mas para quem gosta de mapas extensos e ampla variedade de abordagens, eu não recomendo. Assim como a série ArmA, trata-se de um jogo de nicho. Mas é um nicho menor ainda. Isso é perceptível quando checamos a quantidade de jogadores diários. A média é de, no máximo, 500 indivíduos. Estes, porém, são muito ativos e acumulam muitas horas de jogo.

Pelo baixo preço e pela diversão que oferece, é um título que não pode faltar na sua biblioteca. Mas apenas se você se encaixar nos requisitos mencionados acima. Caso não, é melhor procurar um outro título, visto que Insurgency não é para você.

Posted June 17, 2014.