Recent reviews by acssofiati

Valdis Story: Abyssal City é um jogo de estilo plataforma / ação desenvolvido pela Endless Fluff, lançado em 2013 para PC.

O game conta a história de um mundo onde sua deusa Valdis foi assassinada pela sua própria filha, a Deusa da Escuridão Myrgato, que após isso, entrou em guerra com sua irmã-gêmea, a Deusa da Luz Alagath, obrigando os seres humanos a viverem no submundo para minimzarem suas perdas, pois ambos os lados os usavam para a criação de seus soldados, os Anjos e os Demônios (da Luz e Escuridão, respectivamente). Além disso ainda há a ameaça de uma terceira raça: os Ferais (os quais confesso que não lembro sua origem), que como o próprio nome já diz, são derivados de animais.

Os protagonistas jogáveis Wyatt, Reina, Vladys e Gilna (os dois últimos disponíveis apenas após zerar o jogo pela primeira vez) foram jogados no meio de tudo isso após serem atacados em seu navio voador por um monstro gigante, separando-se na queda. Porém, com o avanço da trama, eles vão se reunindo novamente, e vai se revelando que eles possuem uma ligação muito mais estreita com esse conflito do que era imaginado.

Cada personagem tem um estilo único de jogabilidade, variando de golpes físicos, magias e skills, não joguei muito com os demais personagens além do Wyatt, então não sei se os power ups possuem diferença entre cada um deles. O jogo também te premia por bom combates, então quanto maior a quantidade de golpes concatenados, maior será o multiplicador de experiência ganho ao fim dele. Assim como em confronto com os bosses, nos quais sua nota implica na recompensa recebida ao derrotá-lo, a qual é baseada em três fatores: tempo, hp restante ao fim da batalha e percentual de ataques certos em relação ao do inimigo. Mande bem, e ganhará pontos de status ou toneladas de experiência, mande mal e ficara apenas com um pouco (pouco mesmo) de experiência.

O game segue um estilo bem "Metroidvania" de ser, te obrigando a ir e voltar pelos diversos mapas conforme vai conquistando upgrades que o permitem avançar para os locais posteriores. Porém, não é raro você acessar algum mapa mesmo antes de conseguir a chave ou poder necessário para chegar ao local, simplesmente "dando a volta" por outros mapas. Pode até ter sido algo feito intencionalmente pelos produtores, mas para mim deu uma boa impressão de mal plenajamento mesmo. Tanto que zerei o jogo ignorando completamente alguns locais pelos quais havia passado antes e esqueci de retornar. Confunde ainda mais o fato de não haver como consultar um mapa completo do jogo, e sim apenas o do local onde o jogador se encontra no momento.

A interface do jogo também é meio "quebrada". O menu de skills e de status do personagem é ok, sem problemas. Porém, além do mapa que citei anteriormente, outra parte ruim está no que se refere a equipamentos. Ao realizar a troca de um equip, pra conferir e ter certeza de que foi útil para o que se propôe, é necessário voltar à janela de status e conferir a diferença de pontos, pois o jogo não mostra pra você o que está melhorando ou piorando em relação ao equipamento anterior. O mesmo acontece ao realizar power ups de armas ou armaduras. Não é algo que comprometa o jogo, mas por ser um recurso tão básico, faz muita falta.

No geral, apesar dos defeitos apontados, o jogo é sim muito bom. Vale totalmente a pena, se for fã de games do gênero. Caso queira zerar com todos os personagens, irá gastar pelo menos umas 12 horas (talvez mais nas dificuldades elevadas).
Posted June 30, 2016.