Recent reviews by Abuductor

Na verdade a recomendação é um "talvez". Vou mencionar alguns pontos que considero neutros, positivos e negativos. Aqueles com asterisco estão explicados no final.

Neutros
  • É um jogo longo. Dependendo de como for jogado pode levar mais de 20 horas.
  • A história não é ruim, mas provavelmente não será algo que você lembrará depois de ter jogado.
  • Tem uma curva de aprendizado um pouco alta e gasta-se um bom tempo no inventário.*
  • Linear.*
  • O combate é repetitivo, mas divertido.*

Positivos
  • Ótimos gráficos.
  • O jogo possui um modo Novo Jogo+.

Negativos
  • O inventário normal poderia ter uma interface melhor. Ficar percorrendo uma lista de até 250 itens não é muito prático.
  • Pra aqueles que se importam com conquistas (achievements), algumas delas são demoradas de se conseguir e dependem de sorte.

Sobre a curva de aprendizado
Leva um pouco de tempo para se acostumar e entender como funciona o sistema de dano e magias — destruição, controle, maestria, apocalípticos, sinergias, etc. Por exemplo, o debuff de maestria é muito importante pra causar danos estupidamente altos nos inimigos, porém o jogo não explica muito bem como funciona.

Existe um inventário inteligente que faz o trabalho de fundir seus componentes para qualidades superiores (comum > incomum > raro, etc) e sugere/cria magias novas que ele considera mais fortes. Porém ele apenas cria magias do mesmo tipo: por exemplo, se um projétil de fogo com foco de destruição estiver equipado, o inventário só criará projéteis de fogo com foco de destruição.

Praticamente não usei esse inventário inteligente, portanto não posso comentar sobre a qualidade das magias que ele cria ou quais critérios são usados ao fundir componentes. O que posso dizer é que provavelmente gastei algumas horas no inventário normal durante uma partida completa (do início ao fim da história).

Sobre o jogo ser linear
Os mapas são enormes, com seções às vezes estreitas, às vezes amplas, mas são lineares. O jogo recompensa exploração através componentes para magias, desafios (que resultam numa boa quantidade de componentes) e textos relacionados com a história.

Sobre o combate ser repetitivo
TL;DR: só 9 magias podem ser equipadas (3 para cada "elemento"), existem apenas 7 variações de magias, desconsiderando o "elemento" e o "foco", e 12 sinergias (magias compostas de 2 "elementos" diferentes), mas o combate é divertido.

O personagem começa com 3 "elementos" iniciais — fogo, gelo e telecinesia — e outros 5 são destravados no decorrer da história. Apenas 3 deles podem ser equipados e cada um pode ter apenas 3 magias:
• Uma magia direta — projétil, raio ou esferas afetadas por gravidade
• Uma magia de área de longa distância — instantânea, armadilha ou persistente
• Uma magia de área ao redor do personagem (sempre instantânea), ativada com teleportes ou bloqueios precisos.

Cada magia pode ter 3 diferentes "focos": destruição (dano), controle (crowd control) e maestria (adiciona um debuff que aumenta o dano de outras magias, geralmente com algum efeito extra).

Além disso também existem sinergias, que são a combinação de 2 "elementos", mas só 12 combinações são possíveis.

Contudo, apesar de tudo isso, você não é encorajado a trocar os "elementos" pois cada magia criada é associada a um "elemento" específico durante sua criação. Ou seja, você não cria, por exemplo, um projétil com foco de destruição, você cria um projétil de fogo/gelo/raio/etc com tal foco. Não só isso, mas os "elementos" levam muito tempo para aumentarem de nível — usando apenas 3 "elementos", sem trocá-los em momento algum, nenhum deles chegou ao nível máximo ao terminar a história.

Magias à parte, existe uma quantidade razoável de inimigos e cada um deles pode ter um modificador extra como ataques mais rápidos ou aura de imolação, mas, dado a longevidade do jogo, a sensação de estar sempre enfrentando os mesmos inimigos é frequente.

O motivo de ter deixado como um ponto neutro é que apesar de tudo descrito acima, achei o combate divertido. Paralisar, congelar e explodir um grupo de inimigos, enquanto um tornado de fogo e gelo toma conta de outro grupo, seguido de um meteoro nos restantes, ou conjurar uma esfera de raio que segue e fere seus inimigos, enquanto eles correm de medo e enfrentam seu pequeno exército de mortos vivos é bem legal.
Posted February 19, 2016.
Se eu pudesse definir Risk of Rain em uma palavra, acho que seria "caos". O que começa como algo calmo e tranquilo termina em mísseis, projéteis e inimigos para todos lados.
É um roguelike mais focado na ação. Cada classe possui apenas 4 habilidades e a variação em cada partida se deve aos diferentes itens que se pode encontrar. Também é um jogo curto, com pouca variabilidade nos mapas e inimigos (por volta de 30 ao todo, incluindo os chefes). Como todo bom roguelike, você vai morrer várias vezes, perdendo seu personagem no processo. Porém com as 9 classes e grande quantidade de itens para serem destravados, sempre deixa aquela sensação de quero mais.
Uma mecânica interessante existente é a de que quanto mais tempo a partida leva, mais difícil ela se torna, com inimigos cada mais fortes e itens cada vez mais caros, fazendo o jogador ter que decidir entre explorar mais ou ir para o final do mapa logo.
Risk of Rain pode ser jogado com mais pessoas, localmente ou pela internet. Mas seja jogando sozinho ou co-operativamente, a diversão é garantida. Certamente um dos melhores jogos indie de 2013.
Posted January 12, 2014.