0.0 hrs last two weeks / 1,167.9 hrs on record (472.8 hrs at review time)
Posted: Oct 23, 2014 @ 5:52pm
Updated: Nov 11, 2015 @ 9:43am

Bem primeiramente queria lhes dizer que esse é o melhor jogo de estratégia em tempo real que já joguei.
Segundamente KKKKKK eu devo ter mais de 200 hrs verdadeiras no CK2, pois eu jogava a versão da minha mídia física, e decedi comprar a versão steam.

Preparessem, peguem uma pipoca, se acomodem e prestem atenção por que essa analise será longa (e se tiver erros de português avissem, pois estarei com preguiça de revisar esse enorme texto).

Bom, Crusader Kings II (para os mais intímos CK2) é um jogo de Grand Estratégia em tempo real (GRTS) desenvolvido pela grande Paradox Development Studios, e distribuído pela mesma.

O jogo consegue ser magnífico... E forçado ao mesmo tempo, ele lhe trás um grande ar de realidade, mas ele força tanto em alguns momentos que você acaba se estressando...

Vou dar exemplos:

Você é um Duque, e consegue um claim do Papa contra o seu Rei, você tem os apoios dos outros Duques por que o Rei está aumentando a autoridade da coroa, consegue depor o Rei e ser coroado o novo líder do reino. Até aí tudo indo ótimo legal, ganhando dinheiro, felizão e BAM... Começa a aparecer facções para todos os lados, e seu limite de vassálos é pouco para o quanto você tem, seu Rei fica depressivo, sua mulher morre, seus feudos serão divídos para seu 3 filhos, e seu vassalo invejoso está conspirando contra você. Não tem como você guiar o Reino tranquilamente, isso que trás o desafio no jogo, mas chega uma hora que cansa, ele começa a forçar demais, e como sabemos muitos reinados de alguns reis eram tranquilos, para o jogo não você sempre tem que se F****. Por isso recomendo alguns mods que mudam a realidade do game, como o CK+ e outros.

Bem, você só consegue conquistas no jogo se jogar no modo Ironman, onde o jogo salva pra você automaticamente em apenas um arquivo (o que pode acontecer de corromper sua save onde você restaurou o Império Romano).

Mas o Ironman não essa coisa que todo mundo fala mal, pelo contrário, eu até gostei, e meu melhor save está no modo Ironman.

Esse jogo tem tanto Realismo que daria pra fazer um livro da minha melhor save, e quem sabe um filme.

Eu comecei com o pequeno ducado de Toulose no bookmark do "Stamford Bridge" e fiquei tranquilo lá, prometi a mim mesmo que seria um bom vassalo e não iria me rebelar contra o Rei Phillip, rs 2 anos depois o Rei era o William The Conqueror, que tinha ganhado o Reino em uma rebeldia minha e do duque de poitiers kkk. Mas prometi suma lealdade ao Rei William, e cumpri, mas quando ele morreu, e seu filho tomou posse, para arrumar minha amizade com o duque de flanders, eu me aliei a sua facção de Idependencia, achando que ele não ia clamar, mas ai ele clamou e o Rei nem retrucou apenas aceitou :0 <---- Minha reação, neste momento o Imperador do HRE declarou guerra na França (do rei que eu declarei independencia) e conquistou a Aquitânia, nesse momento eu sabia que teria de jurar lealdade ao HRE, senão eu seria a próxima vítima. Foi o que eu fiz, virei duque do HRE,Wilhelm IV 'The Kind' de Toulouse, que morreu de morte natural, logo depois veio seu filho Wilhelm V que virou chanceler do Imperador Heirich, e depois descobriu que sua mãe tinha um claim na frança, pois o Rei era uma criança, aproveitei a chance e declarei guerra, e chamei o filho do Imperador, o Teodorich, e ele veio me ajudar, e no meio da guerra seu pai o imperador morreu, e ele veio ao trono, e me ajudou a ganhar a guerra, sendo assim minha mãe virou rainha da frança e eu seu herdeiro... A velha demorou até os 75 anos para morrer, ai eu virei o Rei da França em 1105 (Bookmark começa em 1068) e tinha uma aliança com o HRE (apesar deles terem territórios da Aquitânia eu mantive a promessa (porque eles tinham mais exércitos cerca de 37 mil e eu 25 mil) e não declarei guerras neles, e eu tinha uma boa relação com o Imperador, tinha casado minha filha com o filho dele o Poppo, o maior erro meu no jogo, pouco depois que o Rei Guilhèm II (Wilhelm V, que se convertou para o Frânces Guilhèm, e o II porquê o William the conqueror tinha sido o primeiro Guilhèm, mas em inglês que é William) morreu e seu filho Guilhèm III veio ao trono, e seu pai tinha ganhado como herança o Reino da Sicilia, que veio com 20 mil exércitos especiais (de algum evento que eu não sei) somando todos os exércitos da frança dava uns 37 mil, mas como tinhamos uma boa relação com o Imperador não declarei guerra e mantive a aliança e fui leal, mas quando Poppo, filho do Imperador veio ao trono, ele nos declarou guerra, mesmo sendo casado com minha Irmã, eu fiquei com muita raiva desse fdp, me defendi e acabei com cerca de 70% de seu exército, mas quando ia contra atacar, o ducado que ele queria conquistar pela guerra ficou independente porquê o duque era herdeiro do Reino de León, ai a guerra acabou.
Mas eu queria me vingar, mas não tinha um jeito de depor o Poppo, a não ser que pedisse ao papa uma invasão ao HRE (o papa era vassalo de poppo) e o papa aceitou, me deu a chance de invadir o HRE e depor o Poppo, Reuni uns 30 mil soldados (metade mercenários) e tirei poppo do poder, mas para minha surpresa eu virei o novo imperador (links das imagens abaixo) o que deixou meu poder sobre a Europa tremenda!!!

Isso só foi uma das coisas que podem acontecer no CK2, pra vocês verem o realismo, poderia até virar um filme isso aí xD

Prós do jogo:

Realismo
Diplomacia
Mecânica de Dinastias
Realidade Histórica
Foooda pra caramba
Combate realista até certo ponto (cercos e certas batalhas)

Contra:
Alguns combates mentirosos
Força amizade
Realismo vira irrrealismo em certos pontos
Facções mal administrada
Muitas dlc's desnecessárias

Nota (10/10)

Screenshots:

20 Comments
M@lD@sPeRn@S Sep 11, 2016 @ 12:46pm
Procuro gente pra jogar online estou adicionando
Chaotic Neutral Feb 21, 2015 @ 11:15am
Começei o save e tô tomando uma surra,os nomes estão todos mudados pra nomes locais e tem um novo cargo na corte que não sei o que é,está sendo como minha primeira vez.
Chaotic Neutral Feb 21, 2015 @ 7:37am
hm, vlw.Vou tentar um save.
Fazerdaze Feb 20, 2015 @ 8:06pm
Só quem tem religião Zoroastra
Chaotic Neutral Feb 20, 2015 @ 7:40pm
Bom já que manja do jogo me tire essa dúvida: Estava lendo que algumas dinastias os irmão se casam para manter a linhagem pura mas não consigo achar :(
Chaotic Neutral Feb 20, 2015 @ 7:37pm
.....
Fazerdaze Feb 20, 2015 @ 7:33pm
Tenho todas as DLC'S
Chaotic Neutral Feb 20, 2015 @ 7:25pm
Tem a DLC "The Old Gods"? recomendo
Fazerdaze Feb 20, 2015 @ 5:11pm
Que estranho, estava jogando agora mesmo com minha save da Irlanda, mas comecei com o Ducado de Munster.
Chaotic Neutral Feb 20, 2015 @ 4:35pm
Nada,valeu vc.Para quem está começando recomendo a irlanda(pequena ilha ao lado da Inglaterra)de preferência o Conde de Desmond.