Recent reviews by MaTheroNN

Bão demais da conta
Posted November 23, 2023.
Not so good
Posted January 13, 2023.
Bugged as hell
Posted January 3, 2023.
Piromba
Posted November 22, 2022.
barro
Posted December 9, 2021.
Barro
Posted December 9, 2021.
Nice
Posted November 24, 2021.
Goty
Posted November 25, 2020.
TL:DR
Compensa jogar Dragon's Dogma em 2019? Sim, sim e sim. Recomendo fortemente.

Acompanho esse jogo desde a época do seu lançamento nos consoles (2012), morria de vontade jogar mas nunca tive a oportunidade haha.
Mesmo com o lançamento pra pc, em 2016, ainda sim não joguei, só no final de 2018 comprei uma mídia física em promoção aqui numa loja na minha cidade e terminei ele agora. Se eu me arrependo de não ter pego antes ? Sim mas valeu a pena, agora que tenho um pc mais forte posso colocar mods gráficos e outras coisas pra melhorar mais ainda o game!

DD é um ARPG. Hoje em dia não são lançados muitos jogos nesse estilo(que eu tenha conhecimento), por isso mesmo com alguns aspectos meio ultrapassados, ainda sim vale a pena jogar e rejogar essa obra de arte.

O começo:
Dragon's dogma(Vou chamar de DD daqui pra frente) pode ser bem confuso pra quem está iniciando, no meu caso, demorei pra aprender como funcionava as quests, as side quests, as Quests do Notice Board, Etc. Alguns inimigos são meio desbalanceados no começo mesmo na dificuldade normal, e juntando o fato de não ter um fast travel disponível no começo também desanima, caso morrer pra algum desses inimigos apelões. Mas não desanime caso alguma dessas coisas te atrapalhar, o jogo é muito divertido!

Customização de personagem é bem básica, mas da pra fazer alguma zoeira caso goste(deixei a voz da minha seguidora MUITO fina e mais irritante que o normal, se ver ela por ai já sabe o que te espera).
De inicio, voce pode escolher entre 3 classes(Fighter, archer e Mage), podendo evoluir cada uma dessas para uma avançada, ou para alguma híbrida, no total de 9 classes. Cada classe tem certas vantagens e desvantagens, e a qualquer momento voce pode mudar de classe podendo evoluir todas. Joguei 50% do meu tempo de jogo total apenas de Fighter pois achei que seria ruim mirar no controle com o Archer, ou seria um saco ficar invocando magias com o mago, mas depois descobri que todas são viáveis mesmo pra quem joga só no controle, e muito divertidas também, assim deixando o game menos enjoativo.

Gastei 96 para "platinar" o game, finalizando o jogo base e a DLC 3 vezes cada um.

História e Quests:
DD tem a historia divida em 7 estágios, a cada vez que voce completa uma certa Quest principal e troca de estagio, varias coisas no mundo mudam, sendo elas NPCS novos, itens novos nos vendedores, Side Quests novas, side quests antigas são canceladas, Etc.
A historia não é muito complexa e tal, e na minha opinião ela começou a ficar boa somente no estagio 4, mas ai ficou muito boa. Finalizei a historia principal em aproximadamente 22 horas.
As notice boards são caçadas ou pedidos de NPC que te ajudam na progressão do seu personagem, com gold e XP. São quests básicas de caçada ou escolta de NPCs ate certa região.
Na minha opinião o grande defeito desse jogo é justamente nas Side quests... O mundo é tão grande, e as side quests são tão poucas e podem passar despercebidas caso apenas seguir a Main quest e mudar de estágio. No meu 2 playthrough eu segui um guia e vi a quantidade de coisas deixei pra traz.

Pawns e Party:
Logo no começo do jogo, voce é apresentado a o Pawn, e logo após pode criar o seu próprio que será o seu seguidor principal e sempre te acompanhará na jornada(caso queira jogar sozinho, é só derrubar seu Pawn em um abismo e está tudo ok). Seu Pawn ficara no servidor online para que outros jogadores possam convida-lo para ajudar e sendo assim, voce pode também chamar mais 2 Pawn(que) de outros players para te ajudar.
O Pawn tem acesso as 3 classes básicas e as avançadas, e voce customiza as skills e equipamentos deles, mudando conforme seu estilo de jogo. Sempre usei eles com skills de suporte ou apenas pra carregar itens caso estivesse pesado, isso ajudou muito.
Pawns também aprendem estratégias para derrotar certos inimigos, e aprendem sobre quests que voce fez junto com eles, isso é de grande ajuda.
Pawn (e um certo boss que tem a vida compartilhada para todos no servidor da capcom) são a unica interação online que irá encontrar nesse game.

O maior ponto negativo deles é o dialogo, ELES NÃO FICAM QUIETOS. Nada que algumas configurações no menu opções não resolvam, mas se falassem só quando necessário iria ser melhor.

Gráfico, inimigos, sons e trilha sonora:
Por ser um jogo de 2012, os gráficos ainda são bonitos mas algumas partes do mundo são meio "sem vida". Mas nada que alguns mods gráficos não resolvam isso, deixando ainda mais bonito.
Algumas animações são meio ultrapassadas, como o de dialogo com alguns npcs(percebe-se bastante em alguma conversa entre NPCs, ou quando algum oferece um item para outro NPC) mas nada que vá atrapalhar também.
DD também tem uma variedade de inimigos diferentes, mas que repetem varias vezes, mudando o nome e a skin, não que isso seja um problema também, mas podia ter outros bichos diferentes. Os monstros grandes são o diferencial, por causar uma sensação de batalha épica em uma batalha contra um ogro ou uma chimera, misturado com a trilha sonora sensacional.
As musicas do game são boas, nada enjoativo, só fiquei meio chateado pois mudaram a antiga musica de abertura
Não vou deixar de mencionar a musica de batalha da DLC que na minha opinião é a melhor do jogo inteiro.

DLC:
O mapa Bitterblack Isle(ou DarkSouls Isle) pode ser acessado desde o nível 1 bem no começo do game. É extremamente muito dificil tentar inicia-la no lv1, mas se voce tiver um pawn lv alto de algum amigo, ate que da pra ir longe e ganhar uns niveis.
A DLC foi a parte do jogo que eu mais me diverti, do jogo inteiro. O mapa é basicamente uma dungeon enorme, e a dificuldade aumenta drasticamente conforme avança por ela. Por ser acessível desde o nivel 1, recomendo fazer a DLC somente depois de terminar a quest principal. Completei ela somente no nivel 65 e ainda sim tive bastante dificuldade nos momentos finais.

Minha nota final é 9/10. Recomendo fortemente.
Quem quiser, pode me adicionar aqui no steam pra poder usar minha PAWN caso tiver com alguma dificuldade no inicio.(e passar um pouquinho de raiva).
Posted May 14, 2019.
Oh my shoulder
Posted November 21, 2018.