Steam Greenlight

Ajuda a escolher novos jogos para o Steam

Vê a lista de projetos aqui e classifica os jogos que gostarias de ver disponíveis via Steam

Envia o teu produto
Steam Greenlight - Apresentação

O que é o Steam Greenlight?

O Steam Greenlight é um sistema que conta com a ajuda da comunidade para escolher alguns dos próximos jogos a serem lançados no Steam. Os autores partilham informações, imagens e vídeos dos seus projetos e procuram o apoio crucial da comunidade para que os seus jogos sejam selecionados para distribuição. O Steam Greenlight também ajuda os autores a obterem feedback de potenciais clientes e assim criarem uma comunidade ativa à volta dos jogos logo no início do processo de desenvolvimento.

Rate games! You know you want to.

Porque é esse processo não foi sempre assim?

Ao longo dos muitos anos em que o Steam tem estado a vender jogos, novos jogos têm vindo a ser lançados com muita mais frequência. Durante esse tempo, tem havido um grupo de pessoas encarregues de escolher quais jogos deveriam ser lançados no Steam. Apesar de esse grupo ter tentado escolher sempre os jogos que eles achavam que a comunidade gostaria de ver no Steam, nós sabíamos que devia haver um processo de escolha mais eficaz.

Com a introdução do Steam Workshop em outubro de 2011, estabelecemos um sistema flexível no Steam que organiza projetos e permite que os clientes possam classificá-los e deixar as suas opiniões. Isto abriu as portas a uma nova oportunidade de contar com a ajuda da comunidade para fazer o Steam crescer e aumentar o volume e a qualidade de projetos criativos.

Estamos sempre a tentar encontrar maneiras de melhorar o processo de distribuição no Steam e este é um grande passo nessa direção.

Quem deve enviar os seus jogos para o Steam Greenlight? Existe outra maneira de enviar o meu jogo para o Steam?

O Steam Greenlight substituiu o nosso processo de envio antigo. Qualquer desenvolvedor ou distribuidor que seja novo no Steam e esteja interessado em enviar o seu jogo para a plataforma, deve enviar o seu produto para o Steam Greenlight.

Eu sei de um jogo que devia estar no Steam. O que devo fazer?

Nestas situações, recomendamos a todos os utilizadores que entrem em contacto com o criador do jogo e façam a sugestão de enviar o jogo pelo Greenlight.

Há um jogo no Steam Greenlight que eu gostaria mesmo de ver aprovado. O que posso fazer?

Digam aos vossos amigos; só não os incomodem demasiado sobre isso.

O meu jogo favorito foi aprovado no Greenlight. Quando vai ser ele lançado no Steam?

Os jogos são enviados para o Steam Greenlight em fases de desenvolvimento variadas. Depois de um jogo ser aprovado, a Valve vai contactar o autor para determinar o prazo para terminar o jogo e lançá-lo no Steam.

Como denuncio um jogo falso/fraudulento/malicioso no Steam Greenlight?

Na página de cada jogo no Steam Greenlight, existe um botão de 'Denunciar' ao lado dos botões para classificar, debaixo das imagens. Pedimos a todos os utilizadores que, ao denunciar um artigo, nos digam a razão para tal.

O Greenlight é só para jogos ou também para outro tipo de software, como programas?

O Greenlight não é só para jogos, também é possível enviar outro tipo de software. Os utilizadores podem votar neste tipo de artigos, tal como acontece com os jogos.

Steam Greenlight - Desenvolvedores

O que preciso de forma a poder enviar o meu jogo?

Para enviar um jogo, é necessária uma conta Steam válida e que não seja limitada (ou seja, é preciso ter pelo menos um jogo Steam na conta). Depois será necessário preencher o formulário de envio, incluindo algumas informações sobre o autor e o jogo. Também há uma taxa única de €90 por conta Steam, intitulada "Submission Fee". Para iniciar o envio será necessário:

  • Uma imagem representativa quadrada (semelhante a uma capa) para representar o jogo em listas e pesquisas
  • Pelo menos 1 vídeo demonstrativo do jogo em ação ou que apresenta o conceito do jogo
  • Pelo menos 4 imagens ou capturas de ecrã do jogo
  • Uma descrição por escrito do jogo, juntamente com os requisitos de sistema previstos.

Qual é o propósito da taxa de envio (Submission Fee)?

De modo a impedir spam e que sejam enviados jogos falsos como brincadeira para o sistema, existe uma taxa única que permite que uma conta Steam possa enviar jogos para o Steam Greenlight. Depois da taxa ser paga, podem ser enviados quantos jogos o autor quiser. Todas as receitas provenientes desta taxa são doadas à Child’s Play, uma instituição de caridade dedicada a melhorar a vida de crianças em mais de 70 hospitais em todo o mundo.

O que acontece quando eu envio o meu jogo?

Assim que a visibilidade de um jogo for definida para "pública", qualquer utilizador pode visualizá-lo e classificá-lo. Recomendamos aos autores que verifiquem a página frequentemente para responderem ao feedback e às perguntas dos utilizadores, ou para atualizarem a página com novidades ou novas imagens e vídeos.

Posso atualizar o meu projeto depois de o ter enviado?

Sim! Encorajamos a todos os autores que sejam ativos no Steam e atualizem os seus projetos regularmente de forma a manterem os seus fãs e potenciais clientes envolvidos e interessados no desenvolvimento do jogo.

Existe alguma restrição naquilo que devia ser enviado?

Os jogos enviados não devem conter material ofensivo nem violar direitos de autor ou direitos de propriedade intelectual.

Preciso de formar uma empresa, ou posso publicar enquanto particular?

Não é necessário formar uma empresa, mas muitos desenvolvedores acreditam que isso é vantajoso. Dependerá do seu local de trabalho e que tipos de leis são aplicáveis nessa localização. Assim que o seu jogo for aprovado, será preciso um particular ou uma entidade que será pago pelas vendas do seu produto. Não podemos dividir pagamentos entre vários indivíduos ou membros de uma parceria.

O meu jogo é um mod - posso enviá-lo mesmo assim para o Steam Greenlight?

Sim, é possível enviar um mod para o Steam Greenlight, mas para poder ser lançado no Steam, o autor precisa de ter uma licença completa do engine (motor de jogo) usado no mod. Caso o mod em questão use o Source, mais informações podem ser encontradas aqui. Para outros engines, cada modder deverá resolver o assunto com os criadores do engine respetivo.

O meu jogo é gratuito. Posso mesmo assim enviá-lo para o Steam Greenlight?

Sim, é possível enviar um jogo gratuito para o Steam Greenlight. É de referir que assim que o jogo for aprovado através do Greenlight, quaisquer transações dentro do jogo ou assinaturas mensais disponíveis para clientes do Steam só poderão ser compradas através da Carteira Steam.

O meu jogo é executado através de um navegador da internet. Posso mesmo assim enviá-lo para o Steam Greenlight?

Jogos distribuídos pelo Steam devem ser iniciados e executados sob a forma de aplicações autónomas. Se o jogo em questão precisar de um navegador (browser), o autor precisará de criar uma versão que possa ser iniciada como um executável autónomo que não necessite da utilização de um navegador da internet do utilizador.

O meu jogo tem de funcionar em que sistemas?

Para permanecer no Steam Greenlight e poder ser distribuído através do Steam, um jogo tem de funcionar pelo menos num PC (Windows). O autor pode desenvolver o jogo para qualquer plataforma que desejar, mas atualmente só podemos lançar jogos para PC, Mac e Linux.

Como funcionam as classificações no Steam Greenlight? Como sei se o meu jogo está a ser recebido positivamente?

Os jogos são classificados pelo número de votos positivos da comunidade. Depois de um jogo ser enviado, o autor tem acesso a dados que lhe mostram o seu desempenho em relação a outros jogos do Steam Greenlight.

Quantos votos precisa um jogo para poder ser selecionado?

O número específico de votos não interessa tanto como o interesse relativo num jogo comparado com outros jogos no Steam Greenlight - precisamos da ajuda dos utilizadores para priorizarem quais jogos eles gostariam de ver disponíveis no Steam.

Entraremos em contacto com os desenvolvedores assim que repararmos que os seus jogos estão a ter uma certa atenção da comunidade, independentemente do número de votos ou se estão em 1º ou em 2º lugar. Estamos mais interessados em encontrar os jogos que as pessoas querem e não que um jogo obtenha um número específico de votos.

Como posso conseguir mais votos no meu jogo?

Recomendamos a leitura das nossas dicas de marketing no Steam Greenlight.

Posso oferecer cópias do meu jogo em troca de votos?

Não cremos que a oferta de cópias de um jogo em troca de votos seja uma representação precisa do interessa dos clientes. Isso é algo que temos sempre em conta quando avaliamos títulos para serem aprovados.

Se o meu jogo for aceite através do Steam Greenlight, posso oferecer códigos para a versão Steam a pessoas que compraram o meu jogo anteriormente?

Depois de um jogo ser aceite para distribuição no Steam, iremos proporcionar gratuitamente ao criador do jogo quantos códigos de produto ele quiser.

Com que regularidade irá a Valve selecionar jogos do Steam Greenlight?

Estaremos regularmente a selecionar jogos do Steam Greenlight, com base nas nossas capacidades para lançar jogos no Steam.

O que acontece depois de o meu jogo ser aprovado no Greenlight?

Assim que um jogo é aprovado no Greenlight, será enviado um e-mail para o endereço associado com a conta que publicou o projeto. Este e-mail irá notificará o autor sobre a aprovação do seu produto e convidá-lo-á a começar a preencher a documentação digital necessária. O autor pode demorar o tempo que quiser a preencher a documentação e/ou a terminar o desenvolvimento do seu produto antes do lançamento. Mais informações sobre a documentação digital necessária e sobre o processo de lançamento no Steam estão disponíveis aqui.

O que faço se outra pessoa enviou o meu jogo?

Se um jogo foi enviado por outra pessoa senão o autor original e este desejar que o jogo seja retirado, é recomendável visitar www.valvesoftware.com/legal.html e seguir as instruções em 'Claims of Copyright Infringement'.

E se o meu jogo nunca for aceite?

Cada jogo permanecerá no Steam Greenlight, a não ser que o autor decida retirá-lo.

E se eu não quero fazer um anúncio oficial de lançamento do meu jogo, mas quero mesmo assim ver o jogo na loja do Steam?

Uma vez que um jogo seja aceite no Steam Greenlight, não demora muito tempo até ao seu lançamento no Steam. Cada autor pode fazer o anúncio no Steam Greenlight a qualquer altura, assim que estiver preparado.

Há algum recurso que me possa ajudar a publicitar o meu jogo?

Existe um criador de widgets do Steam Greenlight, que podem ser usados em websites. Também temos logótipos que podem ser usados em imagens que promovem a presença do jogo no Greenlight.

O meu jogo precisa de estar nas fases finais para poder enviá-lo para o Greenlight?

Existem duas categorias no Steam Greenlight: Uma para jogos praticamente acabados que procuram distribuição através do Steam, e outra para conceitos e jogos em fases iniciais que estão apenas à procura do feedback dos utilizadores. É possível selecionar a categoria apropriada na altura do envio do projeto.

Posso associar mais do que uma conta Steam a um projeto meu no Greenlight?

Sim, depois de serem preenchidas as informações básicas do projeto no Greenlight, o autor pode adicionar Colaboradores adicionais.

  1. Se acabou de criar o seu projeto e introduziu as informações básicas, clique em "Ver item" no canto superior direito para visualizar o seu projeto no Greenlight.
  2. De seguida, na página do projeto no Greenlight, por baixo de "Opções do autor" na coluna à direita, existe um link intitulado "Adicionar/remover colaboradores"
  3. Clique no link e selecione alguém da sua lista de amigos do Steam para adicioná-los como colaboradores.
  4. O(s) amigo(s) selecionado(s) receberão um e-mail a informá-los a ação e a pedir que aceitem o convite para serem colaboradores.
  5. Depois de aceitarem, eles poderão editar links, publicar anúncios e apagar comentários.

Preciso de criar uma nova conta no Steam para poder publicar algo?

Isso dependerá da sua situação. Se a sua conta Steam estiver já associada a um parceiro Steamworks e o seu projeto é para esse parceiro, então você deveria continuar a usar essa conta Steam. Se for um membro de um parceiro Steamworks já existente mas deseja publicar um projeto que não faz parte desse tal parceiro Steamworks, então crie uma nova conta Steam antes de fazer a publicação.

Se representa uma equipa de indivíduos ou uma empresa, poderá ser mais vantajoso criar uma nova conta Steam para representar a sua equipa ou empresa em vez de usar a sua conta pessoal.

Não estou a enviar um jogo, estou a enviar Software. Há algo especial que deveria saber?

O método de enviar software é exatamente igual ao de enviar um jogo. O processo é o mesmo e os utilizadores poderão votar em software da mesma forma que votam em jogos. Os termos comerciais são também os mesmos.

O que é transferido de um conceito para um projeto normal?

Atualmente, não é possível no Greenlight mudar um projeto de categoria (conceitos, jogos e software). Se um autor tiver um projeto numa categoria e pretende que esteja noutra categoria diferente, deverá criar um novo projeto na categoria desejada.

Termos Comerciais do Steam

Quem é que decide o preço do meu jogo no Steam?

Atribuir um preço depende do tipo de jogo e temos bastantes dados e experiência em definir os preços mais indicados. Ajudaremos o autor do jogo em averiguar qual seria o preço mais apropriado para o jogo.

Como funciona a divisão das receitas?

Não falamos sobre a nossa divisão de receitas em público. Assim que o jogo for aprovado no Steam Greenlight, falaremos sobre esse assunto com o criador.

As "royalties" do Steam aplicam-se antes ou depois do IVA ou de impostos de outros países?

Os impostos são excluídos antes de calcular as "royalties".

Qual é o intervalo de pagamento comum? É possível agrupar transações de forma a minimizar taxas bancárias?

Fazemos extratos e pagamentos mensalmente.

Que outras taxas vêm da minha parte das receitas?

Existem alguns ajustes específicos a realizar dependendo de situações como fraudes e devoluções, e serão explicados com maior detalhe no nosso acordo de distribuição que enviaremos para os autores se o seu jogo for lançado no Steam. Não fazemos deduções relativas a marketing nem custos de banda larga.

Vocês requerem exclusividade dos jogos que vendem no Steam?

Acreditamos que os jogos devem estar disponíveis para o máximo de pessoas possível, e por isso não requeremos nem recomendamos que os jogos enviados estejam disponíveis exclusivamente no Steam.

Quais são as minhas opções de marketing no Steam?

Nós não vendemos nenhum plano de marketing no Steam. Iremos trabalhar com cada autor para determinar o melhor plano de marketing para o seu jogo.

São as funcionalidades do Steamworks necessárias para a distribuição de um jogo no Steam?

Muitas das nossas funcionalidades do Steamworks, como compatibilidade com o Steam Cloud e Proezas do Steam, são populares entre os nossos clientes. Apesar de recomendarmos a inclusão destas funcionalidades nos jogos enviados, elas não são obrigatórias.

Steamworks

Como posso obter acesso ao Steamworks?

Pode fazer o download do SDK do Steamworks, ver a documentação e fazer uma compilação com um appID de teste visitando https://partner.steamgames.com e aceitando o Acordo de Acesso ao SDK. Os desenvolvedores que desejam integrar o SDK do Steamworks nos seus próprios jogos ou aplicações ainda precisam primeiro de ser aprovados pelo Greenlight e de receber um appID.

O meu jogo ainda está nas primeiras fases de desenvolvimento, não preciso de planear a integração do SDK já?

O SDK do Steamworks é fácil de integrar, por isso pode desenvolver o seu produto com calma sem se preocupar demasiado com isso. Entretanto, pode fazer o download do SDK do Steamworks, ver a documentação e fazer a compilação com um appID de teste visitando https://partner.steamgames.com e aceitando o Acordo de Acesso ao SDK.

Aceitam jogos feitos em XNA, Java, Flash ou Adobe Air?

Sim, permitimos os quatro tipos no Steam, assim como qualquer aplicação que possa ser iniciada enquanto executável autónomo. Por exemplo, os jogos em Flash terão de ser exportados em formato .exe ou compilados (wrapped) para que possam ser executados a partir de um ficheiro executável autónomo. Os jogos exportados do Gamemaker necessitam de ser exportados como um ficheiro .exe autónomo.

A API do Steamworks está disponível em qual linguagem?

A API do Steamworks está escrita em C++. Se o jogo ou aplicação em questão estiver escrito noutra linguagem, o autor terá a possibilidade de criar um wrapper que realiza a interface entre a API Steamworks e o produto. Outros desenvolvedores já podem tê-los escritos para algumas linguagens e podem estar dispostos a partilhá-los.

Têm compiladores (wrappers) para jogos feitos em .NET, Java, ou Actionscript?

Não temos wrappers disponíveis como parte do SDK. Contudo, outros desenvolvedores já podem tê-los escritos para algumas linguagens e podem estar dispostos a partilhá-los.

Têm alguma solução de DRM para Java, .NET, Flash e Adobe Air?

Atualmente não temos nenhuma solução de DRM para projetos deste tipo.

Quais são os motores de jogo compatíveis com o Steamworks?

O Steamworks é escrito em C++ e pode ser integrado em qualquer engine. Atualmente, não há wrappers incluídos para outra linguagem sem ser C++, mas é possível encontrar wrappers desenvolvidos por outros desenvolvedores. Não existem requisitos de engine específicos para enviar um jogo para o Steam ou usar o Steamworks.